Soja: fim de semana de chuva intensa em regiões produtoras; acompanhe
Na região Centro-Oeste, volume maior de água deve cair a partir da segunda quinzena deste mês
A formação de novas áreas de instabilidade voltam a formar chuva forte na região Sul do Brasil. O fim de semana vai ser marcado pela chuva pesada, persistente e volumosa, o que deve atrapalhar os trabalhos nas lavouras de soja.
A expectativa para este sábado, 09, é de temporais no norte do Rio Grande do Sul e o Paraná, podendo vir acompanhada por queda de granizo. Domingo também deve ser de grande precipitação na região.
Já no Sudeste, o sábado vai ser de céu carregado na faixa leste do estado de São Paulo, em todo o estado do Rio de Janeiro, Espírito Santo e centro e leste de Minas Gerais. Fim de semana de tempo nublado, chuva a qualquer hora e queda de temperatura marcam a região.
A diferença é que, no Sudeste, a chuva é mais bem-vinda, já que vai se espalhar por Minas Gerais e, como um todo, a região precisa de mais umidade do solo para começar definitivamente o plantio, diferentemente do Sul, que já está em estágio mais avançado de semeadura, a exemplo do Paraná.
Chuva boa para o plantio
Para o Centro-Oeste, a chuva mais pesada fica nas áreas ao sul de Mato Grosso do Sul. Em Mato Grosso e Goiás o volume é mais localizado. Porém, na segunda quinzena de outubro, a situação deve mudar e a água cai com maior intensidade na região, ajudando muito no andamento do cultivo da safra de verão.
Para o Nordeste, a chuva mais forte atinge o sul da Bahia e isolada entre Maranhão, Piauí e Ceará. No domingo, a chuva se espalha um pouco mais, atingindo o recôncavo baiano. O interior da região segue com tempo seco.
Já a Região Norte tem pancadas de chuva no sábado e domingo, com maior volume no Acre, Amazonas e Roraima. No Tocantins, por sua vez, também há previsão pluviométrica intensa, mas de forma mais pontual e de curta duração.