Emater/RS: manejo dos animais é favorecido com desenvolvimento das pastagens

Publicado no dia 24/09/2021 às 10h14min
Com o crescimento mais acelerado das pastagens, o manejo dos animais é favorecido.

Nos casos em que a oferta de pastos é suficiente, o uso de silagem tem sido reduzido, aumentando o consumo de pasto, o que permite a reserva de silagem para momentos de menor oferta forrageira a campo.

As chuvas melhoraram a qualidade e a quantidade da água para dessedentação, proporcionando também conforto térmico aos rebanhos. Muitos criadores limitaram o acesso dos animais a áreas com acúmulo de água, como forma de evitar a ocorrência de mastites e/ou contaminações na hora da ordenha.

No geral, os animais apresentam boas condições corporais, embora apareçam carrapatos da primeira geração. Os produtores seguem monitorando as matrizes em final de parição e os terneiros recém-nascidos; realizam também as vacinas obrigatórias e o controle das parasitoses.

â??

Na regional da Emater/RS-Ascar de Bagé, na região da Campanha, em Hulha Negra, os temporais prejudicaram diversos produtores devido à falta de energia elétrica, que impediu o uso de equipamentos elétricos de ordenhas, gerando casos de mastites nos animais.

Semelhante situação foi relatada na de Pelotas, o que dificultou a ordenha e o resfriamento do leite em diversas propriedades.

Na regional de Caxias do Sul, alguns produtores têm descartado animais com recorrência de mastites, como forma de minimizar problemas na qualidade do leite.

Na de Porto Alegre, foram relatados problemas com a qualidade do leite, com a contagem de células somáticas acima do permitido pelas normativas, além de casos de mastite.

Na regional de Soledade, as áreas com pastagens cultivadas de verão, como tífton, jiggs e, principalmente, capim BRS kurumi, já contribuem para composição da dieta forrageira dos rebanhos. Em Tio Hugo, 70% da área de milho silagem já foi semeada.

As informações são da Emater/RS, adaptadas pela equipe MilkPoint. 

Fonte: MilkPoint