Famato cobra agilidade na implantação de ferrovia em Mato Grosso
A ferrovia vai interligar os municípios de Rondonópolis até Cuiabá, além de Rondonópolis com Nova Mutum e Lucas do Rio Verde
Foto: Beth Santos/Secretaria Geral da Presidência da República
O presidente do Sistema Famato, Normando Corral, acompanhou a cerimônia de assinatura do contrato de adesão com a Rumo Logística S/A para a construção, implantação e exploração de 730 km da primeira ferrovia estadual de Mato Grosso. Os eventos aconteceram na segunda-feira, 20, em Nova Mutum e Lucas do Rio Verde.
A ferrovia vai interligar os municípios de Rondonópolis até Cuiabá, além de Rondonópolis com Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, conectando-se na malha ferroviária nacional, em direção ao Porto de Santos, no litoral de São Paulo.
O projeto prevê investimento de R$ 11,2 bilhões para a implantação da ferrovia estadual, com 100% dos recursos da empresa Rumo Logística, sob regime de autorização, e não concessão. Com isso, a construção se torna totalmente privada, sem aportes ou compartilhamento de riscos com o estado.. Além da construção e operação, o contrato prevê a conservação da ferrovia por 45 anos, prorrogáveis por mais 45.
Para Normando Corral, a chegada da ferrovia vai otimizar o transporte dos produtos de Mato Grosso. “Temos esperança de que a ferrovia realmente aconteça, e que seja rápido porque a produção está aí. Em países desenvolvidos os modais de transporte chegam primeiro e depois incentivam a produção. Aqui acontece ao contrário, temos a produção e não temos diversificação de modais de transportes”, disse Corral.
O presidente falou também sobre a importância de o modal chegar até Cuiabá. “A vinda da ferrovia para Cuiabá é fundamental. Na capital e em seu entorno vive um terço da população do estado, portanto há uma grande demanda de cargas tendo como única opção de transporte o modal rodoviário”, pontuou.
O Mato Grosso é o maior produtor de milho e soja.