Alta do dólar valoriza soja brasileira
Entrevista com Vlamir Brandalizze foi exibida na segunda (20), no programa Agricultura BR, do Canal do Boi
A ausência da China nos negócios internacionais, tem afetado o mercado de exportação. Na semana passada o mercado chinês fez a aquisição de 132 mil toneladas e um cancelamento do grão americano. A alta do dólar, que reflete no mercado de Chicago, tem valorizado a soja brasileira em reais.
O analista de mercado interno e externo, Vlamir Brandalizze, falou sobre o assunto durante entrevista ao programa Agricultura BR, do Canal do Boi de segunda-feira (20).
“O dólar em alta, refletido pelo mercado internacional e pela situação econômica interna, acaba se refletindo também na bolsa de Chicago, porque valoriza a soja em reais, e isso traz uma boa movimentação de grãos no Brasil. Na semana passado nós tivemos uma semana atípica pro mês de setembro, que é o mês onde normalmente as vendas da exportação são muito fracas, tivemos mais de 15 milhões de sacas vendidas na exportação, e a China levou mais de 10 milhões de sacas, então a China está deixando um pouco o mercado americano e vindo para negócios com o Brasil”, explica o analista.
??
Ele afirma que a China está na verdade comprando soja escalonadamente. Em relação ao milho a expectativa é de tranquilidade para os grandes compradores brasileiros, pois os estoques disponíveis estão permanecendo no mercado interno.
Veja a entrevista:
* Texto com supervisão do jornalista Douglas Silvério.