Vulcão Cumbre Vieja entra em erupção nas Ilhas Canárias

Publicado no dia 19/09/2021 às 17h38min
Local onde houve a erupção não é habitado, confirmou o presidente das Canárias, Ángel Víctor Torres; chance de virar tsunami no Brasil é ínfima, afirmam especialista

CANÁRIAS — O vulcão Cumbre Vieja, na ilha de La Palma, na comunidade autônoma espanhola das Canárias, entrou em erupção neste domingo na zona de Las Manchas, depois de mais de uma semana de registro de milhares de atividades sísmicas na região .

De acordo com a agência Efe, na zona perto de Las Manchas é visível uma enorme coluna de material vulcânico. O local onde houve a erupção não é habitado, confirmou o presidente das Canárias, Ángel Víctor Torres.

Na manhã deste domingo, as autoridades começaram a retirar as pessoas com problemas de mobilidade das localidades dos municípios de El Paso, Los Llanos de Aridane, Villa de Mazo e Fuencaliente.


Coluna de fumaça sobe de dentro do vulcão Cumbre Vieja Foto: BORJA SUAREZ / 
Tsunami no Brasil? 'Chance é real, mas muito pouco provável', diz Sociedade Brasileira de Geologia

O vulcão Cumbre Vieja teve seu nível de alerta elevado de verde para amarelo pelo Plano Especial de Proteção Civil e Atenção às Emergências de Risco Vulcânico das Ilhas Canárias (Pevolca) na última semana. Isso aconteceu após o registro de um aumento rápido no número de  terremotos e atividades sísmicas  nos últimos dias, totalizando cerca de 22 mil tremores, segundo a Reuters.

A Sociedade Brasileira de Geologia (SBG) publicou uma nota técnica nesta sexta sobre o  risco de um tsunami atingir a costa brasileira em caso de erupção do vulcão . No documento, a instituição afirmou que, apesar de existir um risco e de ele ser estudado desde 1999, a probabilidade de o fenômeno ocorrer é muito baixa

.

Adormecido desde 1971, Cumbre Vieja, no oceâno Atlântico, registrou um aumento rápido no número de atividades sísmicas Foto: Reprodução/Youtube/Europa PressAdormecido desde 1971, Cumbre Vieja, no oceâno Atlântico, registrou um aumento rápido no número de atividades sísmicas Foto: Reprodução/Youtube/Europa Press�?�
O vulcão Cumbre Vieja, localizado na Ilha de La Palma, nas Canárias, comunidade autônoma da Espanha Foto: Reprodução/20minutos/ Guardia CivilO vulcão Cumbre Vieja, localizado na Ilha de La Palma, nas Canárias, comunidade autônoma da Espanha Foto: Reprodução/20minutos/ Guardia Civil�?�
 

A divulgação do alerta causou preocupação no Brasil e fez o assunto ser um dos mais comentados nas redes sociais. Mas, afinal, as chances de acontecer esse fenômeno são motivo de real preocupação?

Na visão do professor Francisco de Assis Dourado, do Centro de Pesquisas e Estudos sobre Desastres da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), as consequências de uma eventual erupção do vulcão na ilha La Palma não causariam ondas colossais. Ele explicou que as simulações que mostram a chegada de um tsunami usam velocidades extremas.

 


— Mas as probabilidades dentro desses parâmetros são muito pequenas — afirmou.

 

Para o professor e geólogo André Avelar, do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), não há qualquer risco para o Brasil.

— Essa erupção está associada a pequenos abalos sísmicos, mas que são de pequena magnitude, em torno de 3,8º na escala Richter. Para ocorrer um tsunami, teria que ser um abalo mais alto, da ordem de seis, sete e daí pra cima. Os abalos sísmicos relacionados ao vulcão não terão como consequência os tsunamis — disse o professor.

Cumbre Vieja em erupção nas Ilhas Canárias Foto: DESIREE MARTIN / AFPCumbre Vieja em erupção nas Ilhas Canárias Foto: DESIREE MARTIN / AFP
 

Avelar ainda fez ressalvas sobre ilhas vulcânicas mais próximas de nosso litoral e falou sobre outras consequências possíveis da erupção.

— O litoral brasileiro tem ilhas vulcânicas próximas, como Fernando de Noronha, Abrolhos etc. Mas essas ilhas vulcânicas já estão estabilizadas, não há mais saídas de lava, os vulcões que haviam estão completamente inativos e, portanto, não há ocorrências de sismos de grande magnitude que poderiam desatar tsunamis na costa brasileira. Já a possibilidade de a erupção no Cumbre Vieja avançar, e uma lateral do vulcão deslizar para dentro do mar vai depender da evolução de saída da lava, e isso só nos próximos dias que teremos uma informação mais segura.

 

Para Dourado, um motivo de preocupação real para o Brasil seria um evento como o de 1755, quando um terremoto atingiu Lisboa e acabou provocando de fato um tsunami que chegou no litoral do Nordeste. Se algo dessa forma se repetisse, aí sim o professor diria que os moradores teriam motivos para se preocupar.

 

— Diria que La Palma pode ser um motivo interessante para chamar atenção para o real risco que a gente tem no nosso litoral, para um tipo de fenômeno que ocorre muito raramente — declarou. — Por exemplo, se o terremoto de 1755 (em Portugal) acontecesse novamente, nas mesmas proporções da época, que destruiu Lisboa e o Sul da Europa, a gente teria que se preocupar porque estaríamos falando de uma onda que chegaria (pelas simulações que a gente fez, bem embasadas cientificamente) em Fernando de Noronha com 2 metros de altura, e na costa do Nordeste em alguns pontos em 1,7 ou 1,8 metro de altura.

Fonte: Portal GHF COM INFORMAÇÕES O GLOBO

Populares

Fale Conosco

RUA B 21 QUADRA 25 CASA 05 ITANHANGA UM CEP 75680 456 Caldas Novas/GO
(66) 9995-30168 | (64) 3453-5179 | (66) 99953-0168
contato@portalghf.com.br