Gestores da Seapa participam de coletânea de artigos sobre o papel do agro brasileiro

Publicado no dia 10/09/2021 às 10h59min
Livro com prefácio do ex-ministro e professor Roberto Rodrigues destaca a relevância do setor agropecuário como fator de segurança alimentar e negócios

Três gestores da Secretaria da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) assinam capítulos do livro O Papel do Agronegócio Brasileiro nas Novas Relações Econômicas Mundiais (Synergia Editora, 2021). Coordenada pelos advogados Daniela Garcia Giacobbo e Leandro Mello Frota, a publicação traz uma coletânea de trabalhos de nomes de referência do setor no país, entre eles o do ex-ministro e professor Roberto Rodrigues, autor do prefácio da obra.

Chefe de Gabinete da Seapa, Renato de Sousa Faria dá sua contribuição com o capítulo “Bioeconomia e Agronegócio Brasileiro - Perspectivas e Desafios do Programa Nacional de Bioinsumos”. O texto foi escrito em coautoria com o professor Alcido Elenor Wander, doutor em Ciências Agrárias e pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Segundo Faria, o artigo aborda conceitos relacionados à utilização de bases renováveis na agricultura e seus desafios.

Advogado, professor e doutorando em Agronegócio, Faria acredita que o maior desafio relacionado aos programas de bioinsumos, tanto em nível estadual quanto nacional, é a criação de um marco regulatório. “Goiás está participando diretamente deste processo e nosso maior legado vai ser a organização da atividade”, antecipa ele, que se considera honrado pelo convite para participar da obra. “É uma publicação relevante para o setor”, avalia.

Cadeia do café
O superintendente de Produção Rural Sustentável da Seapa, Donalvam Maia, assina o capítulo “Análise da Cadeia Produtiva do Café em Goiás” ao lado das pesquisadoras Jaqueline Pinheiro da Silva (mestre em Ciências Florestais e doutoranda em Agronegócio), Juliana Dias Lopes (mestre em Agronegócio e gerente de Inteligência de Mercado da Seapa) e Sônia Milagres Teixeira (doutora em Economia Rural e professora da Universidade Federal de Goiás).

O trabalho apresenta dados e avalia a competividade da cultura de café no Estado, indicando onde estão os gargalos da cadeia. “O livro mostra a importância da análise de cadeias em vários Estados: a partir delas, é possível ajudar o produtor rural a ampliar a competitividade da sua produção”, afirma Maia. De acordo com ele, que é mestre em Agronegócio, no Brasil o setor é sinônimo de segurança alimentar, segurança nutricional e sustentabilidade. “E a tendência é crescer cada vez mais”, conclui.

O Papel do Agronegócio Brasileiro nas Novas Relações Econômicas Mundiais foi lançado oficialmente na última quinta-feira (9/9), na Casa Farsul, durante a Expointer 2021. O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tiago Mendonça, e o pesquisador da Embrapa Arroz e Feijão, Alcido Elenor Wander, também participaram do lançamento. 

SAIBA MAIS
Onde comprar online: https://www.livrariasynergia.com.br/product/agro-o-papel-do-agronegocio-brasileiro-nas-novas-relacoes-economicas-mundi-9786586214437,001129

Comunicação Setorial da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) – Governo de Goiás

Fonte: Seapa GO