Incêndios atingem lavouras em Maringá (PR)
Segundo governo e sindicato locais, já são mais de 890 ocorrências neste ano; a queimada de hoje causou prejuízos nas propriedades da região
Um incêndio de grandes proporções atingiu a região noroeste do Paraná, que compreende os municípios de Maringá, Paiçandu e Ourizona, nesta manhã de quinta-feira (19). O fogo se alastrou por uma faixa de 20 a 30 quilômetros, de acordo com o sindicato rural da região, causando prejuízos milionários nas propriedades.
“Esse fogo começou ontem à noite num usina de cana. Achavam que tinham controlado, mas com o calor reacendeu-se hoje”, relata o diretor do Sindicato Rural de Paiçandu, Walter Garcia. O representante conta que um vizinho perdeu 150 hectares de milho e a sede da fazenda, com cerca de R$ 500 mil em equipamentos.
Os Bombeiros, que ficam numa área próxima a Água Boa, o distrito mais afetado pelos incêndios, mobilizaram todo o contingente para combater o fogo, que persiste na região. No período da manhã, a faixa atingida pela queimada tinha algo em torno de cinco quilômetros, de acordo com eles. Foram empregados, inclusive, aviões na operação.
“O pior é para quem está com milho contratado — tomara que tenham seguro”, diz Garcia. Segundo ele, contudo, as queimadas já foram controladas nas lavouras, e agora atingem as matas ciliares e áreas de preservação permanente.
O governo do Paraná informa que, por conta do clima quente e seco, já houve mais de 890 registros de incêndio no Estado este ano.