Prêmios da soja estabilizam em patamares firmes nos portos brasileiros
Índice de preço no mercado físico teve ganho de 0,31% sobre o dia anterior
Os prêmios de exportação da soja estiveram em 142 a 155 pontos acima de Chicago no final da sexta no Porto de Paranaguá para setembro. Para outubro, o prêmio era de 158 a 160 acima. Para março do ano que vem, o prêmio estava em 11 a 17 acima.
Os preços FOB subiram no Brasil, acompanhando a elevação dos contratos futuros em Chicago. Os prêmios permaneceram estabilizados e não houve registro de negócios, tanto na safra atual como na nova.
Índice de preço
O Safras CTDI, índice de preço de soja do Brasil no mercado físico, calculado por Safras & Mercado e pela China TickData, está em 228,35 pontos, com ganho de 0,31% sobre o dia anterior.
Ontem os preços subiram na maior parte das regiões produtoras do país, acompanhando Chicago e o dólar. A movimentação seguiu limitada, devido à postura retraída dos produtores. O vendedor segura a oferta e espera por preços ainda melhores.
A metodologia de cálculo considera:
* A relevância da produção de cada estado frente à produção total do país.
* Os pesos para cotações de localidades/estados de acordo com seu volume de produção (pesquisa diária de preços da soja em 37 principais localidades de produção e negociação do Brasil, distribuídas em 13 estados produtores).
* Mato Grosso (26,8%); Paraná (15,7%); Rio Grande do Sul (15,3%); Goiás (10%); Mato Grosso do Sul (8,8%); Minas Gerais (5%); Bahia (4,6%); São Paulo (3%); Tocantins (2,7%); Maranhão (2,6%); Santa Catarina (2%); Piauí (2%); Pará (1,7%).
* Elimina “distorções” e pontos “fora da curva” por situações específicas de cada região.
* Preços em R$ (Reais) por saca de 60 quilos, base compra (bid).
* Revisão anual de praças e pesos.
Como é calculado o índice?
* A base do índice é 100
* A data do índice é 4 de janeiro de 2016
* O cálculo do índice é diário.