Tereza Cristina participa de homenagem aos Top 100 produtores de leite
Tereza Cristina participa de homenagem aos Top 100 produtores de leite
Ontem (11/08) realizamos nosso encontro com os 100 maiores produtores de leite do Brasil em 2020, de acordo com o levantamento Top 100 2021, idealizado e realizado pelo MilkPoint há 20 anos, com a missão de trazer e acompanhar a evolução da produção leiteira do país.
Para iniciar este encontro tão especial, contamos com a presença de nossas empresas parceiras e apresentamos alguns dados dos Top 100 2021. Entre eles, podemos notar um expressivo aumento na produção de leite deste grupo quando comparado à produção de leite nacional.
Em 2020, a produção dos Top 100 no ano alcançou média diária de 23.057 litros, 10,29% superior a 2019 e 252,34% maior que no primeiro levantamento realizado, em 2001. Neste mesmo período, de acordo com dados do IBGE, de 2001 a 2020, a produção formal de leite no país cresceu cerca de 90% e a produção total aproximadamente 72%.
No evento, foram mencionados alguns pontos que embasaram a evolução brasileira de produção de leite, entre eles: o escalonamento, novas tecnologias s e técnicas de manejo aplicadas ao campo, maior profissionalização e gestão das propriedades.
Além disso, também contamos com a fala do Geraldo Borges, Produtor de leite e Presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Leite (Abraleite), que trouxe um vídeo da Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, Tereza Cristina. A Ministra direcionou algumas palavras para os produtores de leite, principalmente, para os Top 100. Confira abaixo o vídeo na íntegra:
Em seguida, Marcelo Carvalho, CEO da AgriPoint, ministrou uma palestra, na qual trouxe uma visão macro do cenário lácteo, econômico, dos novos comportamentos de consumo e dos pontos de vulnerabilidade do leite.
Neste sentindo, Marcelo pontuou que os principais pontos de atenção da cadeia láctea são a sustentabilidade, o bem-estar animal e os aspectos nutricionais do leite.
Para o CEO, é necessária a criação de uma interlocução com o objetivo de humanizar a atividade e aproximar os produtores dos consumidores, ou seja, é preciso focarmos em uma comunicação mais próxima da narrativa do mercado consumidor.
De acordo com Carvalho, “o nosso maior desafio, olhando para frente, não é técnico, gerencial ou econômico.” Marcelo complementou dizendo que o maior desafio é “o acesso ao mercado, principalmente aquele que agrega maior valor, e ele dependerá muitíssimo da percepção do consumidor a respeito da atividade leiteira, e de como vamos responder.”
Posteriormente, tivemos um bate-papo, moderado pelo Marcelo Carvalho, com as participações do Cristian Chivassa, produtor de leite argentino; Tomé o CEO do hub Agtech Garage e do Luis Laranja, Médico Vetinário e sócio da Agropastoril.
Por fim, para finalizarmos nosso encontro com chave de ouro, tivemos um vídeo de homenagem aos produtores de leite Top 100 2021, veja a seguir:
Assista também o evento completo, clique aqui ou confira no vídeo abaixo: