Qualidade do leite e mastite: os impactos na produção de leite

Publicado no dia 12/08/2021 às 16h57min
Qualidade do leite e mastite: os impactos na produção de leite

Nesta quinta feira (10/08) tivemos o quarto dia de Interleite Experience. Com mais de mil participantes, o evento iniciou seu último dia com o painel Qualidade do leite e mastite.

Iniciando a maratona de conhecimentos, Marcos Veiga que é professor da FMVZ-USP e membro do Qualileite/USP, que trouxe o tema “Vale a pena tratar esta vaca com mastite clínica?” para sua palestra.

Marcos começou sua palestra ressaltando que as decisões do consumidor que direcionam a forma como o leite é produzido nas fazendas. “Sem dúvida nenhuma, quem mais influencia em como um negócio funciona, são pessoas que compram leite”, relatou o professor que ainda evidenciou que os consumidores estão em busca de vida saudável, um planeta sustentável, preocupados com o bem-estar animal e buscando relações de transparência e confiança com os fabricantes dos produtos que consomem. O professor ainda relatou que o tratamento seletivo pode ser uma forma de melhorar o tratamento da mastite, e destacou 3 pontos para a seleção: gravidade do caso, características da vaca e as causas da mastite.

Em sequência, Vivian Fischer da Universidade Federal do Rio Grande do Sul abordou os fatores que influenciam na estabilidade do leite cru dentro da fazenda e como lidar com eles em sua palestra. Vivian iniciou a sua palestra explicando o que é estabilidade, e definiu como a resistência ao processamento térmico que o leite sofre e é determinada através do teste do álcool ou alizarol. A professora ainda destacou a importância de o produto ter qualidade desde o momento que é coletado da vaca, até o consumidor final.

A professora destacou 5 fatores que estão ao alcance do produtor que podem interferir na estabilidade do leite, são eles: Nutrição dos animais, sanidade do rebanho, estádio de lactação, ambiente e conforto e condições de higiene e resfriamento e enfatizou sobre a ocorrência do Leite Instável Não Acido (LINA) caso não haja o correto manejo.

O pesquisador da Embrapa Gado de Leite, Alessandro de Sá Guimarães, abordou o tema “Sistema de produção em compost barn: desafios para controle da mastite e produção de leite com qualidade” em sua palestra. Alessandro começou sua palestra enfatizando os prejuízos do estresse térmico na atividade leiteira e ressaltou entre eles: Aumento da CCS, redução na produção de leite, queda da imunidade do rebanho, maior índice de doenças, piora na eficiência alimentar entre vários outros, destacando a importância de ter um sistema de produção que ofereça conforto aos animais.

O pesquisador relatou que a cama do compost barn tem grande interferência na hora que falamos de mastite, “quanto maior a frequência de revirada da cama e melhor o processo de aeração, menor é a concentração de bactérias que podem desencadear a mastite”, relatou ele.

E para encerrar o evento com chave de ouro, Fernando Nogueira de Souza, professor da Universidade Federal da Paraíba, abordou o tema “Mastite por Staphylococcus não-aureus: qual o impacto na produção e na sanidade da glândula mamaria?” na sua palestra. 

Fernando começou sua palestra informando que houve uma nova classificação entre os Staphylococcus, e definiu-os em aureus e não-aureus, e ressalta que o segundo grupo tem ganhado importância nos últimos anos devido a modernização da pecuária leiteira e a aplicação de controle da mastite gera espaço para desenvolvimento desse novo grupo.

O professor relatou que existem entre 18 e 25 espécies do Staphylococcus não-aureus que podem causar mastite, mas que essa variação depende do país e que o perfil virulento do mesmo chama a atenção pela resistência antimicrobiana.

Concluindo o dia, todos os participantes do painel estiveram presentes na mesa redonda, compondo um debate rico em informações e respondendo perguntas dos participantes.

Ainda teremos o painel Sustentabilidade e meio-ambiente em produção de leite que abordará temas muito atuais e importantes na produção de leite.  Entre no site e confira o que rolou e o que ainda está por vir e participe. Lembrando que você não perde nada, visto que os conteúdos ficarão disponíveis por 90 dias após o evento!

Fonte: MilkPoint.

Populares

ÚLTIMAS

Projeção de safra recorde desafia produtores

25 de novembro de 2024 às 16:13:31

Como identificar e combater o percevejo marrom

25 de novembro de 2024 às 16:07:47

Fale Conosco

RUA B 21 QUADRA 25 CASA 05 ITANHANGA UM CEP 75680 456 Caldas Novas/GO
(66) 9995-30168 | (64) 3453-5179 | (66) 99953-0168
contato@portalghf.com.br