Manejo reprodutivo e genética de bovinos leiteiros: onde podemos melhorar?

Publicado no dia 06/08/2021 às 11h58min
Manejo reprodutivo e genética de bovinos leiteiros: onde podemos melhorar?

Nesta quinta-feira (05/08) tivemos o segundo dia do Interleite Experience. Com mais de mil participantes, o evento teve o painel Reprodução e Genética de bovinos leiteiros com o patrocínio da Lactotropin.

A imersão de conhecimentos técnicos sobre o assunto teve início com André Thaler Neto da Universidade do Estado de Santa Catarina, que trouxe novidades nas provas de touros dos EUA como tema de sua palestra.  

André contou que a especificação dos Estados Unidos nas novidades em provas de touros é devido à maioria das importações de sêmen serem provenientes do país em questão, tornando os EUA o principal país quando falamos em base genética dos rebanhos do Brasil.

Thaler ainda comentou sobre as novidades que foram incluídas no final do ano nas avaliações genéticas, entre elas: Feed Saved, índice de sobrevivência de novilhas e o primeiro parto mais cedo.

Dando sequência ao tema, José Eduardo P. Santos, professor titular no Departamento de Ciências Animais da Universidade da Florida/EUA, abordou o tema “Manejo Reprodutivo de Novilhas Leiteiras”. O professor relatou os principais objetivos dos programas reprodutivos, que são: a importância de obter uma novilha gestante (o mais rápido possível?) e como favorecer a produção futura da novilha,  tudo isso da forma mais econômica possível. José ainda salientou algumas deficiências que existem nos programas reprodutivos de novilhas e evidenciou problemas de saúde e nutrição, reprodução e cuidados ao parto como fatores significativos.

Ainda com José Eduardo, na terceira palestra do dia, o professor abordou o tema “Aumento da eficiência reprodutivas em vacas de leite com uso de Posilac (325g de somatropina)”. O professor trouxe um pouco da história, desenvolvimento e mecanismo de ação da somatotrofina bovina e importância dela pela reprodução. Destacou ainda que a utilização da somatotrofina bovina deve ser conciliada com uma boa nutrição e saúde dos animais, caso contrário, o resultado fica aquém do esperado e a eficiência não corresponde ao padrão.

E falando em eficiência, Ricarda Maria dos Santos da Universidade Federal de Uberlândia, deu continuidade ao evento com a palestra “Dificuldades de parto e consequências para eficiência reprodutiva”.

 Ricarda relatou em sua palestra que nos últimos anos muito se tem trabalhado em cima de eficiência para se garantir a prenhez, mas tem se esquecido do parto, e relembra a importância desse processo para a  eficiência reprodutiva como um todo.

A professora apontou uma série de fatores que podem causar partos mais complicados, como a desproporção entre feto e pelve; posição fetal anormal; ocorrência de partos gemelares; falta de contração uterina; má formação fetal; entre outros, e ainda trouxe algumas soluções e alternativas para evitar problemas ainda maiores, como escolha de touros com boas características genéticas; realizar um bom manejo reprodutivo; ter um piquete e uma baia maternidade; fazer um acompanhamento na dieta e ter uma dieta de transição e ajudar no parto quando necessário.

Para encerrar o ciclo de palestras do segundo dia de evento, José Luiz M. Vasconcelos, o Prof. Zequinha, da Universidade Estadual Paulista abordou o tema “Associação genética e fertilidade em gado de leite”.  Zequinha apontou vários itens em que a genética interfere na fertilidade do gado leiteiro. Entre eles, a taxa de prenhez das filhas foi apontada como um divisor de águas nos estudos a respeito de genética em gado leiteiro.

Como podemos perceber, este segundo dia de evento foi repleto de momentos importantes e de muita informação relevante para os integrantes do setor lácteo. Se você ainda não inscreveu no maior simpósio sobre pecuária leiteira do Brasil, se inscreva agora! Entre no site, confira a programação completa e faça sua inscrição.  Lembrando que você não perde nada, visto que os conteúdos ficarão disponíveis por 90 dias após o evento!

Fonte: MilkPoint.

Populares

Fale Conosco

RUA B 21 QUADRA 25 CASA 05 ITANHANGA UM CEP 75680 456 Caldas Novas/GO
(66) 9995-30168 | (64) 3453-5179 | (66) 99953-0168
contato@portalghf.com.br