Recorde de frio acende o alerta para lavouras de café em Minas Gerais

Publicado no dia 21/07/2021 às 11h09min
Pesquisador da UFLA destaca que a geada desta semana foi ainda mais severa em relação àquela observada há um mês

Em Minas Gerais, algumas regiões produtoras de café foram afetadas pela geada. O município de Guaxupé, por exemplo, foi um dos atingidos com a madrugada fria. De acordo com Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a capital mineira registrou 6°C. Já no interior do estado, em Maria da Fé, no sul do estado, o recorde foi de menos 5°C.

De acordo com José Donizete, professor e pesquisador da Universidade Federal de Lavras (UFLA), as geadas desta semana foram mais severas em comparação com àquelas registradas há um mês.

“Essa geada pegou de forma mais homogênea as lavouras das em regiões produtoras. O tempo mais frio atingiu todas as plantações com altitude abaixo de 870 metros”, destaca.


De acordo com o pesquisador, ainda é cedo para calcular os danos provocados pelas baixas temperaturas.

“É uma situação preocupante, pois a geada queima as folhas e causa uma desfolha, e, faltando folha para o cafeeiro vai faltar energia para a produção para o firmamento. É muito cedo para dimensionar os danos com a geada nas lavouras, mas a nossa experiência diz que dada a intensidade do fenômeno nós podemos computar danos significativos para a próxima safra”, ressalta Donizete.

Fonte: Canal Rural

Fale Conosco

RUA B 21 QUADRA 25 CASA 05 ITANHANGA UM CEP 75680 456 Caldas Novas/GO
(66) 9995-30168 | (64) 3453-5179 | (66) 99953-0168
contato@portalghf.com.br