Daoud: Queda no consumo de carne se dá pela renda baixa da população
Para Miguel Daoud, quanto maior a renda, maior é o consumo de carne no Brasil
O consumo de carne bovina no Brasil é o menor em 12 anos. É o que aponta a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec). Segundo a entidade, o consumo de carne caiu 5% no ano passado, passando para 36 quilos por pessoa. É o menor nível desde 2008. Ainda segundo o levantamento, em 2020, o consumo de ovos aumentou 9% e o frango, 7%.
Para o comentarista do Canal Rural Miguel Daoud, esse cenário de queda no consumo de carne no país se dá pela crise que o país está passando, o que acaba levando a escolhas na hora de consumir proteínas. Segundo ele, quando o consumidor tem dinheiro no bolso, a preferência é pela carne bovina. Já quando está com pouco dinheiro, a preferência é pelos vegetais, como arroz e feijão. Contudo, ele cita uma diferença na atual conjuntura: os preços da proteína vegetal também subiram.
Segundo Daoud, esse cenário pode durar mais um tempo e o assunto deveria estar na mesa da ministra da Agricultura, Teresa Cristina. Com a previsão climática de que nos próximos 10 anos vamos ter uma descompensação no clima que pode afetar a produção agrícola e, consequentemente, os custos, o comentarista cobra medidas do ministério. “A ideia seria o Ministério da Agricultura garantir a produção desses insumos, garantindo bons preços a quem produz, para que a oferta possa aumentar junto a esses setores. Se não, teremos um cenário muito complicado.