MS garante a instalação de frigorífico nos 243 anos de Miranda com isenção de impostos

Publicado no dia 16/07/2021 às 11h38min
Estado de MS garante a instalação de frigorífico nos 243 anos de Miranda com isenção de impostos

Comemorando nesta sexta-feira (16) 243 anos de fundação, Miranda ganha uma obra emblemática para seu desenvolvimento econômico e geração de emprego com o lançamento da pedra fundamental do futuro frigorífico da cidade mais antiga de Mato Grosso do Sul. O evento contou com a presença do secretário estadual da Casa Civil, Sérgio de Paula, representando o governador Reinaldo Azambuja.

Além de incentivos fiscais, o Governo do Estado viabilizou o início do empreendimento com a liberação da licença prévia de instalação, fornecida pela Semagro (secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar). O investimento de R$ 17 milhões (recursos do FCO) será feito pelo Grupo Centerboi, que atua no mercado da carne na região há 20 anos.

“É mais uma conquista para Miranda, que busca sua diversificação econômica, onde o nosso governo mais uma vez se faz presente trocando impostos por empregos e traduzindo em realidade um grande sonho da região”, afirma Sérgio de Paula, durante o lançamento do empreendimento. “Aqui está a marca do nosso governo municipalista, atraindo novos investidores e promovendo o desenvolvimento.”

O evento realizado no local onde será instalado o frigorífico, às margens da rodovia MS-448, contou com a presença do prefeito mirandense, Fábio Florença; dos deputados Dagoberto Nogueira (federal) e Herculano Borges (estadual); prefeitos de Nioaque, Valdir Junior (também presidente da Assomasul), Guia Lopes da Laguna, Jair Scapini, e de Bodoquena, Kazu Hori. Participaram também os vereadores do município.

Riedel comandou mudanças

O secretário Sérgio de Paula disse, em sua fala, que os ajustes realizados pelo governador Reinaldo Azambuja na gestão do Estado, com reformas antipopulares e redução da máquina administrativa, permitiram que Mato Grosso do Sul tivesse equilíbrio financeiro para manter os investimentos e gerar políticas de incentivo industrial. “Quem comandou as grandes mudanças foi o secretário Eduardo Riedel”, frisou.

Sérgio de Paula ressaltou que o ex-secretário de Governo e atualmente na Infraestrutura foi também o articulista de um legado que marcará a gestão de Reinaldo Azambuja: o municipalismo. “Esse legado é nosso, um governo que não olha cor partidária e leva obras e investimentos aos 79 municípios, por meio de uma gestão compartilhada e alinhamento político com todas as lideranças dos municípios”, completou.

Os deputados Dagoberto Nogueira e Herculano Borges também destacaram o compromisso do governador com os prefeitos e vereadores ao criar o Governo Presente e Municipalista com um programa de obras atendendo as prioridades de cada município. “Os 79 municípios têm a digital do governador Reinaldo Azambuja e do Eduardo Riedel, ao ouvirem a população para promover ações direcionadas, todas cumpridas”, citou Herculano.

Frigorífico: 300 empregos diretos

Para o prefeito de Miranda, Fábio Florença, o lançamento da pedra fundamental do frigorífico “é um momento histórico na celebração do aniversário do município”. Ele agradeceu ao governador Reinaldo Azambuja pelo empenho do governo em viabilizar o empreendimento com isenção de impostos e aceleração dos processos de licenciamento e financiamento dos recursos pelo FCO. “É uma grande conquista”, disse.

O frigorífico deverá entrar em operação no prazo de dois anos e terá uma estrutura instalada de cinco mil metros quadrados, com capacidade para abater até 400 bovinos/dia, informou um dos proprietários, Nelson David Beloto. Na fase inicial, vai gera 100 empregos diretos, com estimativa de triplicar as vagas durante a operação plena. “É um projeto ousado e a nossa grande meta é produzir para exportar”, informou.

O evento foi realizado em um clima de muita emoção, com as autoridades lembrando a luta e persistência do ex-prefeito de Miranda, Edson Moraes (morreu prematuramente em 1º de maio este ano de covid-19), para garantir a implantação do empreendimento. Presentes ainda ao ato o presidente da Câmara Municipal, vereador André Venovato; Marcelo Miranda, diretor-presidente da Fundesporte, e o coordenador da Casa Civil na região, Gérson Prata.

Fonte: Diário Patriota