Morre pesquisador da Embrapa Luiz Otávio Campos Silva, melhorista de gado de corte

Publicado no dia 16/07/2021 às 16h22min
Zootecnista formado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, ele foi um dos idealizadores do Programa Embrapa-Geneplus

Luiz Otávio em palestras a estudantes e pecuaristas/ Foto: Embrapa

Faleceu nesta quinta-feira, 15, aos 70 anos,  o pesquisador e melhorista de gado de corte Luiz Otávio Campos da Silva. Zootecnista formado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, com doutorado em Genética e Melhoramento Animal, Luiz foi um dos idealizadores do Programa Embrapa-Geneplus e do Programa GPBife.

Em 2015, esteve entre os “10 Heróis da Revolução Verde no Brasil”, concedido pelo Fórum da Inovação, Agricultura e Alimentos, iniciativa que reúne instituições como a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO/ONU).

O pesquisador iniciou sua vida profissional como diretor da Fazenda Modelo de Guaratiba (RJ), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do estado do Rio de Janeiro. Em janeiro de 1982, chegou à Embrapa Gado de Corte (Campo Grande-MS) e, assim, se inicia essa história de amor, sucesso e dedicação entre ele, a Ciência e a Empresa.


Campos da Silva contribuiu para a expansão do convênio ABCZ-Embrapa, o que proporcionou o pioneirismo da Embrapa e da ABCZ na publicação dos Sumários de Touros. Outro trabalho de destaque foi o Programa de Avaliação de Touros Jovens, implantado em parceria com a ABCZ em 1992. Ele sempre destacava, a cada nova vitória, que “quem ganha é a Embrapa e eu tenho consciência disso e orgulho de pertencer a esse grupo”.

“Como responsável pelo rebanho nelore PO do centro, o dr. Luiz Otávio proporcionou à Embrapa diversos prêmios e realizações, dentre os quais: melhor carcaça resfriada em 1999 (ACNB), Prêmios Matriz Modelo ABCZ- Expogenética em 2014 e 2018, dois touros selecionados para o Programa ATJ em 2019 e 2021, sete touros em centrais de inseminação artificial e 270 embriões de matrizes top 1%”, relembra Antonio do Nascimento Rosa, chefe-geral da Embrapa Gado de Corte e companheiro de Luiz no Programa de Melhoramento da instituição. “Uma perda dolorida, irreparável. Um legado extraordinário para a Embrapa e para a pecuária brasileira”, resume.

“Perco meu melhor amigo, de 25 anos de estrada. Homem cheio de valor que amava a Embrapa e honrava sua posição de pesquisador, empregado, orientador, parceiro e colega. Tive a dádiva de conviver e aprender com ele e me inspirar em suas atitudes. Grande pai de família, amigo fiel e um ser humano inédito no mundo”, diz o chefe-geral da unidade.

Fonte: Canal Rural

Populares

Fale Conosco

RUA B 21 QUADRA 25 CASA 05 ITANHANGA UM CEP 75680 456 Caldas Novas/GO
(66) 9995-30168 | (64) 3453-5179 | (66) 99953-0168
contato@portalghf.com.br