Polícia faz operação contra falsificadores de defensivos em quatro estados

Publicado no dia 22/06/2021 às 16h35min
Foram cumpridas medidas cautelares nos estados do Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso e Bahia

Nesta terça-feira, 22, a Polícia Civil deflagrou a Operação Alquimia com a finalidade de desarticular uma organização criminosa que cuja atividade principal é a falsificação, transporte e comercialização de agrotóxicos falsificados. Estão sendo cumpridos 53 mandados de busca e apreensão e 5 mandados de prisão preventiva em quatro estados: Rio Grande do Sul, São Paulo (Ribeirão Preto), Mato Grosso (Sinop) e Bahia (Feira de Santana). 


No Rio Grande do Sul as buscas concentram-se nas cidades de Cruz Alta, Ijuí e Cachoeira do Sul, mas também serão realizadas em São Borja, Santana do Livramento, Pantano Grande, Candelária, Passa Sete, Joia, Bagé, Pejuçara e Santa Cruz. Em Ribeirão Preto (SP) são cumpridas 10 ordens judiciais. Também há bloqueio de contas e apreensão de veículos. As primeiras informações apontavam oito pessoas presas, cinco preventivamente e três em flagrante. Na ação, foram apreendidos defensivos agrícolas, produtos químicos, armas de fogo, munições, celulares, contratos de locação de imóveis e maquinários, notas promissórias, cheques e diversos documentos probatórios.

O grupo atua há anos no Rio Grande do Sul e tem como principal líder e fornecedor dos falsos indivíduo que reside na cidade de Ribeirão Preto, local onde os produtos são “fabricados” e depois transportados para várias regiões do país.


defensivos adulterados
Foto: Polícia Civil do Rio Grande do Sul

Para falsificar os produtos de elevado valor de mercado, os criminosos utilizam-se de produtos químicos diversos sem qualquer controle ou cuidado relativos à aquisição, transporte, armazenamento e manipulação desses compostos, provocando danos incomensuráveis ao meio ambiente e à saúde das pessoas. Além disso, o prejuízo econômico causado aos agricultores são severos, já que os produtos não apresentam eficácia quando aplicados nas lavouras. Alguns criminosos integrantes do grupo também possuem envolvimento com roubos a propriedades rurais e receptação de produtos. Há ainda indivíduos envolvidos com a prática de contrabando.

Fonte: Canal Rural