Cotações da soja apresentam queda em junho, diz Cepea
Possível alteração na política de biodiesel nos EUA reforçou a retração dos preços
As cotações domésticas e externas da soja apresentam queda considerável no mês de junho. Segundo pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), a pressão vem do clima favorável à safra da oleaginosa nos Estados Unidos, da recente melhora nas condições das lavouras norte-americanas e de especulações que indicam menor demanda na China. O boletim do grão foi divulgado hoje (21).
Uma possível alteração na política de biodiesel nos EUA reforçou a queda dos preços, tendo em vista que essa mudança pode gerar uma diminuição da demanda por óleo de soja para a produção de combustível.
No Brasil, a desvalorização do dólar frente ao real também pesa. Diante de tal cenário, na parcial de junho, o indicador da soja Cepea/Esalq Paraná teve queda de 11,97%, fechando em R$ 148,08 a saca de 60 kg na sexta-feira (18).
Pesquisadores do Cepea enfatizam que com receio de quedas ainda maiores nos próximos dias, parte dos sojicultores elevaram a oferta do grão no Brasil. Porém, compradores estavam afastados das negociações no spot e de contratos a termo, resultando em baixa liquidez interna.
Com informações do Cepea.