Alta nos grãos aumenta em 31% os custos para a produção de leite
Analista de custos de produção da Embrapa falou sobre o índice em entrevista ao Canal do Boi
Os custos de produção disparam no campo, como já ocorre com as cadeias de carnes, suínas e de frango. A alta dos grãos elevou em mais de 31% o gasto para produzir leite, entre abril de 2021 e abril de 2020, é o que aponta o índice de custos de produção da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), divisão Gado de Leite.
Para o produtor, apenas com concentrados na alimentação, o aumento passa de 52% e a alta deve seguir. A analista de custos de produção, Manuela Lana, falou sobre o índice no programa Mais Pecuária, do Canal do Boi. A entrevista foi exibida na segunda-feira (7).
“Isso é explicado com maior peso pela subida de custo do alimento concentrado, que teve um aumento de quase 60% nesse período. Se a gente somar o peso da alimentação do rebanho, [o peso o alimento concentrado] representa ao todo 60%. Por que também temos o custo da produção e compra de volumosos que somada ao custo da alimentação concentrada representa 60% do peso de toda o custo de produção da atividade leiteira”, afirma Manuela.
Veja a matéria completa clicando no vídeo: https://youtu.be/eqrmLvj9KZY