Mapa disponibiliza o Observatório da Agropecuária Brasileira
Portal que compila dados do setor irá ajudar produtores, gestores públicos e empresários
O portal do Observatório da Agropecuária Brasileira, disponibilizado ao público nesta terça-feira (25) pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), reúne dados de mais de 200 bases mapeadas, informações sobre a safra agrícola, previsão climática e crédito rural, além de dispor de dados sobre o setor pesqueiro e imagens georreferenciadas da área rural brasileira.
O foco do projeto é otimizar a integração, gestão, o acesso e monitoramento de dados e informações interessantes ao setor agropecuário e ao Brasil. O acesso ao sistema informatizado é de livre acesso para o público, sendo alguns desses dados disponíveis de acordo com os perfis de acesso.
“Estamos entregando para a sociedade esse instrumento fantástico. Temos um marco de informações atualizadas, dados consistentes para a tomada de decisões. Isso vai fazer com que o Brasil consiga, neste momento difícil que vivemos hoje, mudar sua imagem. Não haverá mais desconhecimento em relação à agropecuária brasileira. Aqui está o que é preciso conhecer do Brasil. O setor merece esta plataforma”, afirmou a ministra Tereza Cristina Correa Dias.
Ao acessar o Portal do Observatório percebe-se que as informações reunidas ficam disponiveis em dois ambientes principais.
Na “Plataforma Estatística” ficam os dados numéricos, tabulares e representações gráficas a respeito do setor agropecuário. Esses dados, quantitativos e qualitativos, podem ser consultados utilizando filtros por período e estratificação em nível nacional, estadual e municipal.
A “Plataforma Geoespacial” se dedica à integração de dados e informações territoriais, disponíveis para visualização de acordo com a necessidade e interpretação dos usuários. O formato é organizado por ambiente de visualização de camadas, relatórios quantitativos e painéis temáticos que detenham qualquer tipo de atributo e representação cartográfica dos dados.
Os painéis tematicos possibilitam opções de consulta de áreas agropecuárias sustentáveis meio ambiênte; aquicultura e pesca; crédito rural; produtos agrícolas; Zoneamento Agricola de Risco Climático (Zarc); e solos brasileiros. Até julho estarão disponiveis para consulta os temas: assitência técnica, assuntos fundiários, agricultura familiar, pecuária de corte e comércio exterior.
Considerada uma ferramenta de business intelligence (BI), a implantação do Observatório permite a análise das bases de dados auxilie na consolidação de resultados e na tomada de decisão dos produtores rurais, gestores públicos e empresários.
Segundo o coordenador-Geral de Informações Estratégicas do Mapa, Raimundo Deusdará Filho, a infraestrutura física do Observatório conta com recursos tecnológicos de última geração como base para a construção, acesso e gestão de painéis dinâmicos de dados e informações da agropecuária brasileira. “O Observatório prevê a disponibilização de soluções inovadoras de tecnologia da informação e comunicação, permitindo a disponibilização e a visualização simultânea de um robusto conjunto de fontes de dados e informações atualizadas e consolidadas, que complementam o entendimento das cadeias produtivas do setor.
Com informações e foto do Mapa.