Associação Paulista de Extensão Rural pede revisão sobre fechamento das Casas da Agricultura

Publicado no dia 21/05/2021 às 11h28min
A principal preocupação da Apaer é com o projeto de reestruturação da secretaria, desenhado na gestão de Gustavo Junqueira, e que foi alvo de críticas de várias entidades do setor

Foto: José Fernando Ogura/Agência de Notícias do Paraná

A Associação Paulista de Extensão Rural (Apaer) solicitou, via ofício e carta aberta, uma audiência com o novo secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado, Itamar Borges, que assumirá o cargo no lugar de Gustavo Junqueira. A entidade, formada por especialistas de órgãos públicos de extensão rural, pesquisa agropecuária, de universidades e organizações de produtores, quer o compromisso da pasta em revitalizar a extensão rural.

A principal preocupação da Apaer é com o projeto de reestruturação da secretaria, desenhado na gestão de Gustavo Junqueira, e que foi alvo de críticas de várias entidades do setor. A proposta inicial previa o fechamento de todas as 574 Casas da Agricultura no Estado, ligadas à Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS, mais conhecida como Cati), e 48 Escritórios de Desenvolvimento Rural e de Defesa Agropecuária, das 80 unidades em funcionamento.

A entidade chegou a apresentar, em dezembro do ano passado, um projeto de revitalização para preservar as Casas da Agricultura, elaborado em parceria com especialistas da Unesp, Esalq/USP, Unicamp e UFSCar, além da Embrapa. A foi denominada como “Extensão Rural 7.0”, em virtude das inovações, “mas a Secretaria de Agricultura nunca respondeu às sugestões”, diz a Apaer na nota.


“Em plena pandemia, a ameaça de extinção das Casas da Agricultura gerou muita insegurança entre os agricultores familiares, principalmente pela falta de transparência por parte da Secretaria. Até hoje não conseguimos ter uma posição clara do Estado sobre o que vai acontecer nesta reestruturação e se ela vai mesmo ser realizada”, afirma na nota o presidente da Apaer, Antônio Marchiori.

Na audiência com Itamar Borges, a Apaer pretende solicitar a abertura imediata das Casas da Agricultura, fechadas desde o início da pandemia, e propor a vacinação dos servidores contra a covid-19. A entidade quer que o novo secretário reveja a decisão do antecessor, que transferiu a gestão ambiental da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente para a estrutura da Cati, na Secretaria da Agricultura, o que, na visão da Apaer, “paralisou o trabalho de extensão rural em São Paulo”.

Fonte: Por Estadão Conteúdo