Daoud: Promessa de ampliação nas relações com a China é a melhor notícia
Segundo o comentarista, boa relação com a China vai consolidar o Brasil como um grande player no fornecimento e na produção de alimentos
A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, afirmou que o agronegócio brasileiro tem condições de ampliar e diversificar a oferta de produtos do setor para a China. O discurso aconteceu durante a abertura do evento Diálogo Brasil-China sobre agricultura sustentável.
Tereza Cristina também apontou que entende que o consumidor chinês tem preocupação com sustentabilidade e que o agronegócio trabalha para atender esta demanda.
A China é o principal parceiro comercial do Brasil e somente nos primeiros quatro meses deste ano foram exportados mais de U$ 36 bilhões em produtos do agronegócio em geral. Um aumento de 19,8% em relação às negociações feitas no mesmo período do ano passado.
O comentarista do Canal Rural Miguel Daoud se mostra favorável a essa nova relação comercial da China com o Brasil. “Esse é uma das melhores notícias dos últimos tempos. A China vai continuar demandando produtos agropecuários, e o Brasil será um grande player no fornecimento e na produção de alimentos nas próximas décadas”, diz.
Daoud ainda fala sobre o processo de sustentabilidade nos acordos entre os países. “A sociedade está muito preocupada com a questão ambiental e essa parceria mostra para o mundo que ambos estão comprometidos com a sustentabilidade. Essa relação comercial entre o Brasil e a China vai ser construída no respeito ao meio ambiente. A China tem um consumo de energia fóssil muito grande, mas tem um projeto de substituir por energia renovável e que o Brasil tem muitas condições de atender essa demanda. Essa relação consolida um entendimento de preservação e produção de acordo com o meio ambiente entre os dois maiores parceiros na relação de troca de produtos agropecuários”, conclui.