Grãos: rachadura em ponte no rio Mississippi deixa 52 navios e 901 barcaças parados

Publicado no dia 14/05/2021 às 12h03min
De acordo com autoridades locais, suspensão do tráfego por baixo da ponte no rio Mississipi prejudica a agricultura dos Estados Unidos

O fechamento de uma ponte no rio Mississippi, na divisa dos estados americanos do Tennessee e Arkansas, provocou uma forte queda nos contratos futuros da soja e do milho negociados na Bolsa de Chicago, nesta quinta-feira, 13. Durante a noite, o mercado tentou se recuperar, para começar o pregão desta sexta-feira em alta.

Na manhã desta sexta-feira, 52 navios e 901 barcaças estavam na fila, de acordo com o escritório do 8º distrito da Guarda Costeira dos EUA. O Departamento de Transporte do Tennessee (TDOT), em conjunto com a Guarda Costeira dos Estados Unidos, está conduzindo uma inspeção na viga rachada na ponte.

Rachadura ponte do rio Mississipi
Foto: Guarda Costeira dos Estados Unidos

“Caberá aos oficiais do TDOT determinar se a ponte é segura o suficiente para o tráfego marítimo”, disse Carlos Galarza, suboficial do 8º distrito da Guarda Costeira, ao Successful Farming, no fim da tarde de quinta-feira.


Na terça-feira, um inspetor de ponte descobriu uma “rachadura significativa” que fechou indefinidamente a ponte Hernando de Soto, que liga Memphis, no Tennessee, a West Memphis, em Arkansas.

“A rachadura – localizada em uma viga essencial para a integridade estrutural da ponte – foi identificada durante uma inspeção de rotina que ocorre a cada dois anos”, afirmou Mike Steenhoek, diretor-executivo da Coalizão de Transporte de Soja, por e-mail.

Além da suspensão do tráfego de veículos na ponte, o fechamento resultou em uma suspensão temporária do tráfego de barcaças que passam por baixo dela, diz Steenhoek.


Foto: Guarda Costeira dos Estados Unidos

“Resta saber quando o tráfego de barcaças poderá ser retomado, mas qualquer suspensão do tráfego – mesmo temporariamente – no rio Mississippi é muito indesejável para a agricultura dos EUA. Quase todas as barcaças carregadas com soja, milho ou outras commodities agrícolas ao longo do Alto Mississippi e de rios dos estados de Ohio, Illinois e Missouri têm como destino as instalações de exportação do Golfo do México, perto de Nova Orleans e, portanto, devem passar por baixo da ponte”, afirmou Steenhoek .

Interrupção no Mississippi afeta mercados
Na quinta-feira, os mercados agrícolas da Bolsa de Chicago caíram drasticamente. No fechamento, os preços da soja despencaram US$ 0,58 por bushel e o milho atingiu seu limite diário de US$ 0,40 por bushel.

P.J. Quaid, corretor independente, diz que o mercado está reagindo negativamente às notícias do problema da ponte do rio Mississippi, que reduziu o tráfego de barcaças.

“A rachadura na ponte transformou o movimento de grãos em um pesadelo logístico. Ele realmente jogou um balde de água fria no mercado e há vencimentos mais longos caindo”, diz Quaid. “O governo não está dando uma orientação clara”, acrescenta.

Na quarta-feira, 12, a Guarda Costeira anunciou que havia emitido uma restrição hidroviária para todo o tráfego de embarcações no Baixo Mississippi um dia antes perto da ponte em Memphis, Tennessee.

A restrição da hidrovia fecha o rio para todo o tráfego de embarcações entre o marcador de milha 736 e o ????marcador de milha 737 no Baixo Mississippi e foi colocado em prática devido a uma rachadura descoberta pelo Departamento de Transporte de Arkansas na ponte.

“A Guarda Costeira está trabalhando atualmente com os Departamentos de Transporte de Arkansas e do Tennessee e com as partes interessadas da indústria fluvial nesta situação em desenvolvimento”, afirmou o capitão Ryan Rhodes, do Porto de Memphis, em um comunicado à imprensa. “Com base nas informações atuais disponíveis, fechamos uma parte do baixo rio Mississippi por precaução. O capitão do porto está monitorando a situação e continuará a garantir a segurança do ambiente marítimo e da comunidade do entorno. ”

Transporte de milho e soja
De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), na semana encerrada em 1º de maio, 438 barcaças desceram o rio com destino às instalações de exportação do golfo. A maioria dessas barcaças foi carregada em áreas ao norte de Memphis, disse o especialista em transporte.

“É razoável supor que centenas de barcaças de grãos dos EUA serão impactadas negativamente pelo fechamento, dependendo de sua duração. Como a soja nos EUA é exportada principalmente entre os meses de setembro e fevereiro, outras commodities, especialmente o milho, sofrerão mais com o impacto da suspensão do tráfego de barcaças, mas a soja também será claramente afetada ”, observou Steenhoek.

Cadeia de abastecimento 
O diretor-executivo da Coalizão de Transporte de Soja acrescenta que é importante considerar o fechamento da ponte e a suspensão resultante do tráfego no contexto mais amplo de uma cadeia de suprimentos nacional e global, que atualmente está sob tremendo estresse.

“A mudança sísmica nos gastos do consumidor nos últimos 12 a 15 meses de serviços (restaurantes, viagens, entretenimento, etc.) para bens impôs uma demanda histórica na manufatura e produção e na cadeia de abastecimento que os acomoda. Cada elo (portos, ferrovias, caminhões, transporte marítimo, etc.) na cadeia de abastecimento está sob estresse. Quando um elo da cadeia de abastecimento – barcaça, neste caso – passa por uma paralisação ou atraso dentro do contexto de rede de transporte excessivamente estressada, os desafios podem facilmente se agravar, piorando a situação ”.

De acordo com Steenhoek, o USDA teria informado que pela eclusa e represa número 27 no rio Mississippi passaram 769 mil toneladas de grãos. Pela eclusa e represa de Olmsted no rio Ohio, passaram 121 mil toneladas. Desse volume total, 84% é milho e 13% é soja.

“Essas duas eclusas são bons elos na cadeia de abastecimento para se monitorar, uma vez que quase todo o volume que passa por elas precisará passar por Memphis para chegar aos terminais de exportação do Golfo. Eles também representam os dois principais afluentes – o alto rio Mississippi e o rio Ohio – nas porções inferiores do rio Mississippi, que inclui a área de Memphis”, diz Steenhoek.

Se uma única barcaça acomoda aproximadamente 1.360 toneladas de grãos, atrasar 890 mil toneladas de grãos totalizará 655 barcaças, diz Steenhoek. Ele acredita que o incidente desta semana confirma o número de pontes estruturalmente deficientes na zona rural dos EUA.

*Successful Farming

Fonte: Canal Rural Por Mike McGinnis*, dos EUA

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