Acordo Mercosul-UE pode ter texto complementar sobre desmatamento

Publicado no dia 11/05/2021 às 10h56min
A possibilidade foi mencionada em reunião entre o presidente da Argentina e o primeiro-ministro de Portugal nesta segunda-feira, 10

O presidente da Argentina, Alberto Fernández, se reuniu nesta segunda-feira, 10, com primeiro-ministro de Portugal, António Costa. Entre os temas do encontro esteve o acordo comercial entre União Europeia e Mercosul. Em declaração conjunta após a reunião em Lisboa, Fernández lembrou que há entraves para um acerto entre ambos os blocos, mas cogitou a possibilidade de acordos complementares.

“Ambos consideramos urgente que a Comissão Europeia apresente uma proposta de um documento complementar com o compromisso ambiental e o combate ao desmatamento”, afirmou Costa, indicando que são dois temas “críticos” e “importantes para fazer avançar o acordo”. “Estamos em condições de fazê-los caminhar”, respondeu a um jornalista sobre os acertos complementares. “Esperamos que enquanto Portugal preside o Conselho da União Europeia possamos dar passos concretos para um acerto”, concluiu o primeiro-ministro.

Segundo Costa, a Comissão, braço executivo da UE, apresentar uma proposta é “obrigação”. “Não tínhamos o mesmo apoio para isso há um ano, mas agora há, e é um tema consensual entre os 27 estados membros e os países do Mercosul”, apontou. “Resolvendo este tema, todo o clima político do acordo muda completamente”, e “nos permitirá avançar por um acerto comercial”. Questionado sobre uma data para o acerto, Costa sugeriu que no espaço de “um ano, dois anos” será possível ter um acordo.


“Temos dificuldade no nosso lado e na Europa, com alguns países que não concordam com o acordo econômico”, afirmou Fernández. O presidente destacou que uma das áreas em que acertos complementares podem se desenvolver é o combate às mudanças climáticas, “questão central para o governo argentino”, afirmou.

“Creio que o acordo tem um potencial imenso na escala global. Depois da pandemia, com a necessidade de recuperação, será muito importante”, afirmou Costa. Em sua conta no Twitter, Costa escreveu que há uma intensificação de esforços “para fazer avançar o processo de ratificação deste Acordo tão importante para a prosperidade econômica da Europa e da América Latina”.

Fonte: Por Estadão Conteúdo

Fale Conosco

RUA B 21 QUADRA 25 CASA 05 ITANHANGA UM CEP 75680 456 Caldas Novas/GO
(66) 9995-30168 | (64) 3453-5179 | (66) 99953-0168
contato@portalghf.com.br