Na ExpoZebu, Bolsonaro e Tereza Cristina destacam importância do produtor rural

Publicado no dia 03/05/2021 às 17h21min
A ministra, que parabenizou o setor, falou com otimismo do programa Integra Zebu; já o presidente defendeu o direito à propriedade privada

O presidente Jair Bolsonaro e a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, participaram no último sábado, 1º, da edição de número 86 da ExpoZebu. A feira contou com a participação do presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Rivaldo Machado Borges Júnior, que destacou o projeto Integra Zebu, ação sustentável em parceria com o Ministério da Agricultura.
“É um projeto que vem a somar parceiros públicos e privados e incentivarmos a recuperação de pastagens degradadas em todo o país”, disse.

A ministra, que parabenizou o setor e os produtores rurais, falou com otimismo do programa Integra Zebu. “Esse programa irá trazer o que o pecuarista sempre quis, que é a conservação e a produção, pois elas andam em conjunto”.

Jair Bolsonaro, convidado de honra do evento, falou sobre a importância do produtor rural e do setor, e destacou o direito pela propriedade privada. “Nós defendemos o direito à propriedade privada. Ela é tudo para nós, uma garantia e segurança que nos dará a independência econômica e dias melhores ao nosso povo”.

Integra Zebu
O programa Integra Zebu foi lançado oficialmente neste domingo, 2, durante a programação da 86ª ExpoZebu, na ABCZ TV. Desenvolvido pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), em parceria com o Ministério da Agricultura, Embrapa, Epamig, Emater e outras entidades públicas e privadas, tem como objetivo incentivar a recuperação de pastagens degradadas em todoo país, por meio dos sistemas de integração lavoura-pecuária (ILP) e integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF).

“É o programa mais importante já desenvolvido pela ABCZ, porque trata de sustentabilidade. Por meio do Integra Zebu, iremos levar orientação a todas as regiões produtoras do Brasil, ajudando no desenvolvimento da agropecuária, por meio da implantação dos sistemas de integração”, avalia o presidente da ABCZ.

Durante o projeto-piloto, iniciado ano passado, o Integra Zebu foi implantado em propriedades de 12 municípios do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas e, a partir de agora, será expandido para os estados de Goiás, Mato Grosso e Tocantins. Para ter acesso ao programa, o produtor deve procurar a ABCZ ou as entidades parceiras em seu estado ou município.

“O Brasil tem hoje 70% de suas pastagens degradadas, o equivalente a 130 milhões de hectares. É o dobro da nossa área agrícola. A ABCZ tem expressiva repercussão no Brasil e no mundo, por isso sempre buscamos ir além, estamos preocupados não só com a produção de carne e de leite, mas também com as pastagens e bem-estar dos animais e dos produtores”, complementa Rivaldo Júnior.

Após o lançamento oficial do Programa, um painel técnico deu continuidade ao tema, com participação de Gustavo Laterza, coordenador regional da Emater, João Gilberto Bento, gerente comercial da ABCZ, Sebastião Pedro da Silva Neto, chefe de transferência de tecnologias da Embrapa Cerrados, Fernando Oliveira Franco, chefe-geral da Epamig Oeste e Feliciano Nogueira de Oliveira, diretor técnico da Emater.

Fonte: Canal Rural