Bolsonaro promete o fim do desmatamento ilegal a Biden
Compromisso é eliminar o desmatamento ilegal até 2030
Presidente Jair Bolsonaro
Foto Marcelo Camargo / Agência Brasil
O presidente Jair Bolsonaro (Sem partido) se comprometeu a acabar com o desmatamento ilegal até 2030. Em uma carta enviada nesta quarta- feira (14) ao presidente dos Estados Unidos Joe Biden, o presidente do Brasil reconheceu o aumento do desmatamento desde 2012, afirmou também que o estado e a sociedade precisam aperfeiçoar o combate a este crime ambiental.
“Queremos reafirmar neste ato, em inequívoco apoio aos esforços empreendidos por V. Excelência, o nosso compromisso em eliminar o desmatamento ilegal no Brasil até 2030”, escreveu Bolsonaro.
Para o presidente, é preciso criar alternativas que reduzam o apelo das atividades ilegais e dar condições para que brasileiros que habitam na Amazônia vivam com seus próprios esforços, segundo ele, não é possível combater o desmatamento apenas com fiscalizações.
O presidente afirmou que quer ouvir também as entidades do terceiro setor, indígenas e comunidades tradicionais e repetiu a necessidade de ajuda financeira. “Ao sublinhar a ambição das metas que assumimos, vejo-me na contingência de salientar, uma vez mais, a necessidade de obter o adequado apoio da comunidade internacional, na escala, volume e velocidade compatíveis com a magnitude e a urgência dos desafios a serem enfrentados”, escreveu.
No dia 22 de abril, Bolsonaro participa da Cúpula de Líderes sobre o Clima, evento organizado pelo presidente americano. A Biden, ele assegurou seu engajamento na busca de “compromissos e resultados ambiciosos” e destacou o esforço em intensificar as “excelentes relações” entre Brasil e Estados Unidos.
Com informações de Agência Brasil