Morre o deputado José Carlos Schiavinato, em decorrência de Covid-19
Engenheiro Civil nascido no Paraná, ele era membro da Frente Parlamentar da Agropecuária; esposa do deputado morreu em março, também função da doença
Deputado federal José Carlos Schiavinato. Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados
Faleceu nesta terça-feira, 13, o deputado federal José Carlos Schiavinato (PP-PR), de 66 anos, por complicações em decorrência da Covid-19. Ele era membro da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), onde atuava como coordenador da Comissão de Defesa Agropecuária.
Schiavinato estava em seu primeiro mandato na Câmara dos Deputados. Ele era membro titular da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, tendo integrado também as comissões especiais de Política de Mobilidade Urbana e da PEC 391/17, que aumenta repasses para o Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Foi ainda integrante da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do BNDES, que funcionou entre março e outubro de 2019.
Engenheiro civil formado pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), foi deputado estadual no Paraná (2015-2018) e prefeito de Toledo (PR) por dois mandatos (2005-2012). Era natural de Iguaraçu (PR).
O corpo será transladado de Brasília para Toledo. Schiavinato havia perdido a esposa Marlene no dia 12 de março. Ele não chegou a saber da morte de sua companheira.
Vacinas contra Covid-19: Bolsonaro quer agilizar estudo sobre uso de laboratórios do agro
Luto oficial
O presidente da Câmara , Arthur Lira (PP-AL), decretou luto oficial em razão do falecimento do deputado Schiavinato. É o primeiro deputado federal em exercício a falecer em decorrência da Covid-19.
“Com pesar, recebo a informação do falecimento do deputado e colega de partido José Carlos Schiavinato. Estou decretando luto oficial na Câmara dos Deputados. Estão suspensos hoje [quarta-feira, 14] todos os trabalhos em plenário e nas comissões. Minhas condolências aos familiares neste difícil momento”, lamentou Lira em suas redes sociais.
O regimento interno da Câmara prevê a possibilidade de suspender as sessões em virtude de falecimento de congressista da legislatura, entre outras situações.