Novo ciclone-bomba? Fenômeno provoca ventania no Sul e Sudeste

Publicado no dia 09/04/2021 às 17h28min
Ciclone extratropical na costa do Sul se mostra bastante intenso, de acordo com modelos meteorológicos

ma nova frente fria avança de forma costeira próximo ao Rio Grande do Sul neste sábado, 10. Quando combinada a um sistema de baixa pressão atmosférica sobre o Uruguai, traz de volta a chuva e os temporais por boa parte do território gaúcho.

A chuva vem acompanhada por trovoadas, rajadas de vento superiores a 70km/h e acumulados mais elevados, especialmente em áreas da fronteira oeste, Campanha e sul do Rio Grande do Sul. No extremo gaúcho, o acumulado de chuva pode chegar aos três dígitos. Na região central e Grande Porto Alegre, a chuva chega de forma mais isolada no final do dia, após uma tarde quente e abafada.

A faixa norte do Rio Grande do Sul permanece com tempo firme e sensação de calor cada vez mais evidente, assim como esperado para todo o território de Santa Catarina e Paraná.

Veja a previsão do tempo para todas as regiões neste fim de semana
Neste domingo, 11, uma nova frente fria associada a um ciclone extratropical intenso em alto mar, espalha chuva e fortes temporais pelo Rio Grande do Sul e oeste-sul de Santa Catarina, onde há risco para intenso vendaval e rajadas de vento superiores a 70km/h.

“Os modelos meteorológicos indicam que este ciclone será bastante intenso, e algumas simulações mostram características semelhantes a um ciclone bomba, já quando o sistema se encontra em alto mar. O fato é que os temporais mais intensos serão observados entre a Argentina e o Uruguai e estamos monitorando quanto a essa possibilidade e novas atualizações”, diz o meteorologista da Somar Celso Oliveira.

A chuva também vem acompanhada por raios, e os maiores acumulados até o momento são esperados para a Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul.

O sol pouco aparece ao longo do dia sobre boa parte do estado, e as temperaturas despencam se comparada aos dias anteriores. Também volta a chover sobre o extremo oeste do Paraná, mas de forma isolada. Nas demais áreas do Paraná e sobre o Vale do Itajaí, em Santa Catarina, o tempo firme predomina, assim como a sensação de calor, o que já preocupa os produtores de milho segunda safra do estado que estão ficando sem umidade. O mesmo vale para Mato Grosso do Sul.

Na segunda-feira, 12, a frente fria já se encontra na altura da costa norte de Santa Catarina e do Paraná, provocando ainda chuva nos dois estados. Mesmo assim, não são esperados volumes muito expressivos de chuva, mas ainda há risco para temporais isolados. As temperaturas ficam amenas, especialmente entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, onde deve fazer friozinho pela manhã.

Fonte: Canal Rural Por Pryscilla Paiva, de São Paulo

Fale Conosco

RUA B 21 QUADRA 25 CASA 05 ITANHANGA UM CEP 75680 456 Caldas Novas/GO
(66) 9995-30168 | (64) 3453-5179 | (66) 99953-0168
contato@portalghf.com.br