Preços no mercado interno do açúcar recuperam vantagem sobre exportações
Usinas continuam a limitar disponibilidade de açúcar neste final de entressafra, aponta Cepea
A demanda por açúcar no mercado spot paulista segue restrita, por conta da proximidade da nova safra 2021/22 e pelo fato de algumas cidades de São Paulo terem decretado medidas de isolamento para conter a pandemia da Covid-19, analisa o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).
Do lado da oferta, pesquisadores da entidade indicam que usinas seguiram limitando a disponibilidade de açúcar neste final de entressafra. Nesse cenário, os preços internos do açúcar cristal estiveram firmes no mercado spot de São Paulo nos últimos dias.
Na Bolsa de Nova York, as cotações do demerara caíram, pressionadas por aumento de posições vendidas, o que, por sua vez, pode estar atrelado ao maior número de casos de covid-19 na Europa. Além disso, medidas restritivas no Brasil podem limitar a procura doméstica por etanol e levar usinas nacionais a produzirem mais açúcar em detrimento do etanol.
Esse comportamento fez com que os preços internos do cristal recuperassem a vantagem sobre as exportações, cenário que não era observado desde a segunda semana de fevereiro, segundo o Cepea.
Informações por Cepea