Frente fria avança e traz pancadas de chuva para o Sul neste fim de semana
A previsão do tempo indica chance de temporais para o Sudeste e invernada para o Centro-Oeste e Norte do país
Previsão do tempo indica para chance de chuva em diversas regiões do país neste fim de semana
Foto: Pixabay
Previsão do tempo para sábado, 20
Sul
Em grande parte do dia haverá predomínio de sol entre nuvens e ventos de norte ganhando força, algo que contribui para uma tarde de forte calor nos três estados da região, mas especialmente no Rio Grande do Sul. A partir da tarde, áreas de instabilidade associadas ao calor e umidade da Amazônia espalham pancadas de chuva com trovoadas e ventos moderados em toda a Região, que podem ser pontualmente fortes. Uma frente fria reforça as instabilidades e tem previsão de fortes temporais com ventos acima dos 70 km/h nas áreas de fronteira daquele país com o Rio Grande do Sul. Nestas áreas a chuva é mais volumosa e não se descartam transtornos.
Previsão já indica diminuição da chuva em alguns estados
Chuva começa a ficar mais espaçada e indica tendência para o outono
Sudeste
A previsão do tempo chama a atenção para temporais com até mesmo queda de granizo previstos para o oeste e norte do estado de São Paulo, neste primeiro dia do outono no Hemisfério Sul. Já não tem ação de nenhuma frente fria no Sudeste, e o que manda no tempo são instabilidades associadas à presença da Alta da Bolívia. Assim, em todos os estados do Sudeste tem previsão de um dia quente e com pancadas de chuva entre a tarde e a noite de maneira mal distribuída. Apenas entre a cidade do Rio de Janeiro e a Costa Verde fluminense é que a condição para chuva é menor.
Centro-Oeste
O clima deve ficar fechado no noroeste de Mato Grosso, onde ainda há risco de invernada. Os acumulados de chuva prometem ser elevados, com riscos para alagamentos e deslizamentos de terra, além de atrapalhar na colheita e transporte de grãos da região.
No restante do Centro-Oeste a condição atmosférica é mais típica dos meses de verão, com sol, calor e pancadas de chuva com trovoadas entre a tarde e à noite.
Nordeste
As áreas sem chuva diminuem bastante do Nordeste neste primeiro dia do outono. Apenas em áreas do centro e norte da Bahia e sertão de Pernambuco é que o tempo firme predomina. Nas demais áreas há risco de chuva rápida e isolada com ventos moderados, mas sem expectativa para acumulados elevados em boa parte da região.
Apenas no Maranhão e Piauí é que a chuva segue ocorrendo de forma forte e volumosa e, desta vez, também ao longo do litoral baiano, o que inclui a região de Salvador.
Norte
Continua a condição para invernada em Rondônia e sudoeste do Pará, onde o tempo fica fechado, com chuva a qualquer hora, temperatura mais baixa e acumulados expressivos. Os temporais também podem ocorrer no restante do Pará, no Amapá e no Tocantins, e entre o Acre e o oeste do Amazonas, com risco para transtornos. Enquanto isso, o tempo firme predomina mais uma vez no estado de Roraima, com sol e calor durante todo o dia.
Previsão do tempo para domingo, 21
Sul
A frente fria avança pela costa da região Sul e segue organizando pancadas de chuva com trovoadas nos três estados da Região. No Paraná e em Santa Catarina, as instabilidades vêm após uma tarde quente, com ventos na faixa dos 50 km/h. Por outro lado, no Rio Grande do Sul tem chuva mais volumosa, especialmente sobre o Vale do Rio Pardo, e há condição para transtornos localizados, como alagamentos. Além disso, entre a zona sul gaúcha e a fronteira oeste o tempo já fica mais fechado e com chuva a qualquer hora do dia. Além de tudo, no estado gaúcho a temperatura já fica mais amena.
Sudeste
O tempo muda em boa parte do Sudeste e o que predomina na maior parte da região é o tempo firme, seco e apenas com variação de nuvens. Junto com o sol, os ventos vindos de norte ganham força e isso permite também a rápida elevação das temperaturas da tarde nos quatro estados da Região. Até há previsão de pancadas de chuva de forma rápida e isolada, que se concentram no oeste de São Paulo e cidades paulistas mais próximas ao Paraná, no leste mineiro e no Espírito Santo.
Centro-Oeste
No domingo, as chuvas vão começar a diminuir de intensidade e abrangência pelo Centro-Oeste, caracterizando o fim da situação de invernada pelo qual o Mato Grosso já vinha passando há alguns dias. Mesmo assim, há previsão de temporais isolados nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e em Goiás que, mesmo podendo ser fortes em alguns momentos, atingem uma ou outra cidade. Apenas nas cidades goianas mais próximas a Minas Gerais é que a condição para chuva é menor.
Nordeste
A previsão do tempo mostra que a chuva aumenta no Maranhão e maior parte do Piauí, com volumes de chuva altos e condição para alagamentos e deslizamentos de terra em áreas de risco por causa da presença da Zona de Convergências Intertropical (ZCIT). Não chove no oeste da Bahia, mas nas demais áreas da região predomina o tempo quente e as nuvens carregadas se formam no final de tarde, o que geram chuvas isoladas. Na Bahia, os ventos podem superar os 60 km/h.
Norte
A meteorologia destaca o fim da condição para invernada na faixa sul da região Norte e o sol aparece mais vezes nestas áreas, garantindo a elevação das temperaturas. Em Roraima e no extremo sudeste de Tocantins não tem previsão de chuva, mas as pancadas se espalham nas demais áreas até o final do dia. Destaque para a chuva que pode ser mais intensa em Palmas, Belém e Macapá.