Milho plantado fora da janela ideal pode ficar sem seguro, alerta Aprosoja
Entidade orienta associados a notificarem as seguradoras e instituições financeiras sobre o quadro atual da segunda safra
Agricultores que contrataram seguro rural para a segunda safra de milho devem ficar atentos à janela de plantio, alerta a a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT). Segundo o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), o plantio do cereal nesta safra está bastante atrasado em relação à temporada anterior, o que pode complicar a situação na hora de acionar o seguro.
O Imea aponta que boa parte do milho que teria de estar plantado até o fim de fevereiro será semeado fora da janela indicada pelo Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc). “Consequentemente, as apólices de seguro agrícola contratadas junto com o custeio da safra, ou à parte, tendem a não cobrir os riscos da atividade, em virtude das regras definidas nas próprias apólices”, pontua a Aprosoja-MT
Sendo assim, a entidade orienta seus associados que contrataram seguro agrícola para que atentem-se a janela de plantio do seu município, de acordo com a cultivar escolhida e o tipo de solo da propriedade, e caso identifique que a semeadura ocorrerá fora da indicação do Zarc, que notifique a seguradora e instituição financeira, se for o caso, sobre o agravamento de risco da atividade.
Ministério da Agricultura monitora ocorrência do enfezamento do milho
Santa Catarina é um dos estados mais afetados pela cigarrinha
Segundo a Aprosoja-MT, a notificação deve ser realizada em formulário próprio e é condição obrigatória para que o segurado não perca o valor do prêmio do seguro, além de não ser indenizado em caso de sinistro. A seguradora, após notificada, tem 15 dias para se manifestar em relação à sua decisão de cancelar a apólice ou, mediante acordo entre as partes, restringir a cobertura contratada.