Soja: Chicago pode ir a US$ 15 por bushel se clima nos EUA não colaborar
Diretor da AgResource afirma que o cenário atual é altista para a oleaginosa, com estoques americanos no terceiro menor nível da história
O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) projetou que a safra americana de soja 2021/2022 deve chegar a 123,1 milhões de toneladas. Isso representa alta de 9,4% em relação ao ano anterior.
Mas o que importa mesmo é que os estoques americanos foram projetados em 3,9 milhões de toneladas, enquanto o mercado esperava pelo menos 5 milhões de toneladas. Esse é o terceiro menor volume estocado da história.
Diante disso, o diretor de operação da AgResource, Tarso Veloso, acredita que a tendência é de alta. Segundo ele, o USDA ainda foi “tímido” ao projetar as exportações americanas e a demanda chinesa pode surpreender, levando os estoques ao menor nível da história.
Além disso, se o clima não colaborar com os produtores de soja dos Estados Unidos no meio do ano, Veloso afirma que a Bolsa de Chicago pode subir ainda mais. “Se tivermos qualquer problema na safra americana, podemos falar em Chicago a US$ 15 por bushel”, diz.