Morre Gerson Catalan, médico veterinário que lutou pelo status sanitário de SC

Publicado no dia 19/02/2021 às 12h28min
O médico faleceu em decorrência da Covid-19, aos 77 anos, deixando a esposa Tânia Catalan e dois filhos. O sepultamento ocorrerá em Chapecó
19 de fevereiro de 2021 às 11h40
Por Canal Rural
 
 
gerson catalan

 

Gerson Catalan. Foto: divulgação

Morreu na madrugada desta sexta-feira, 19, em Xanxerê (SC), o médico veterinário Gerson Catalan, um dos principais responsáveis pela conquistas do status sanitário de Santa Catarina como área livre de aftosa sem vacinação.

Catalan foi extensionista rural da extinta Associação de Crédito e Assistência Rural do Estado de Santa Catarina, diretor da empresa de alimentos Seara, fundador e atualmente atuava como conselheiro técnico do Instituto Catarinense de Defesa Agropecuária (Icasa).

O médico faleceu em decorrência da Covid-19, aos 77 anos, deixando a esposa Tânia Catalan e dois filhos. O sepultamento ocorrerá no jazigo da família, em Chapecó.

Entidades lamentem a morte de Gerson Catalan

A Associação Catarinense de Avicultura (Acav), o Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados no Estado de Santa Catarina (Sindicarne) e a Associação das Indústrias de Carnes e Derivados em Santa Catarina (Aincadesc) emitiram notas oficiais lamentando a perda para no setor da agroindústria.

“A presidente do Sindicarne, Irani Pamplona Peters, e o presidente da Acav, José Antonio Ribas Júnior, declararam que o Dr. Catalan tem o imorredouro agradecimento de todos aqueles que atuam nas cadeias produtivas da proteína animal em território catarinense. Dr. Catalan foi e será sempre uma referência na área de sanidade animal”, enfatizou a nota.

Já o conselheiro executivo do Instituto Catarinense de Sanidade Agropecuária (Icasa) Osvaldo Miotto Júnior disse que “o agronegócio catarinense e brasileiro – especialmente os setores de aves e suínos – perde um grande líder, de muita dedicação que trabalhou tenazmente para Santa Catarina obter e manter o melhor status sanitário.”

Fonte: Canal Rural