Cidade de MS registra primeiro foco de ferrugem asiática.
Entidade alerta para risco de surgimento da doença em cultivares mais tardias.
Entidade alerta para risco de surgimento da doença em cultivares mais tardias
18/02/2021 - 10:07 | Por Redação - SBA
Foi encontrado o primeiro foco de ferrugem asiática na soja, na região de Chapadão do Sul (MS), a 331 km de Campo Grande, durante trabalho de consultoria realizado por funcionários da Fundação Chapadão, na última quarta-feira (16).
A soja DM73i75 - em estádio R7 apresentou sintomas em uma plantação localizada em propriedade rural na divisa do município de Chapadão do Sul (MS) com Chapadão do Céu (GO).
A Fundação Chapadão conduz um canteiro de sentinela na entidade e segundo o pesquisador Lucas Fantin foram detectados esporos nas últimas duas semanas, aumentando o alerta sobre o eventual aparecimento da ferrugem nas áreas comerciais da região.
“Fica o alerta para o avanço da doença nas áreas com semeadura mais tardia. O uso de produtos com características curativas associados a multissítios é importante para se manter o inóculo baixo”, alertou o pesquisador Fantin.
A Fundação Chapadão orienta que neste momento é importante que o produtor, gerentes e consultores estejam alertas para o surgimento da doença na região, principalmente, nas cultivares mais tardias, mesmo com o início da colheita.
Informações por Fundação Chapadão / Foto de capa por: Divulgação Iagro MS