Países americanos agora superam os europeus na importação da carne de frango do Brasil

No primeiro trimestre de 2025, quase três quintos (58,91%) da carne de frango exportada pelo Brasil teve como destino países asiáticos.

Países americanos agora superam os europeus na importação da carne de frango do Brasil
Ilustrativa

O mais tradicional importador, o Oriente Médio, recebeu 28% desse volume, registrando redução de 2,64% em relação ao mesmo trimestre de 2025. Mas essa perda foi compensada pelas demais nações asiáticas, cujas importações aumentaram perto de 9%, respondendo por 30,6% do total embarcado.

O quarto quinto (21,10% do total) teve por destino a África, suas quase 285 mil toneladas aumentando mais de 31% em relação aos três primeiros meses do ano passado.

Ou seja: o último quinto (19,98%) esteve distribuído entre a Europa (9,31%), as três Américas (10,20%) e a Oceania (perto de meio por cento). Esses três continentes aumentaram suas importações, mas agora, graças a um aumento de 42,60%, os países americanos passaram a superar os europeus, cujo volume aumentou não mais que 23%. Notar, porém, que a receita cambial europeia supera não só a da América, mas também a da África.

Em valores relativos, o maior aumento de volume (125%) foi o da Oceania, mas em valores absolutos o maior aumento (68,4 mil toneladas a mais) foi registrado na África. Bem mais, por exemplo, que os aumentos somados da Ásia e da Europa, ambos com um adicional de 23-24 mil toneladas cada e acima do aumento registrado entre as três Américas, cujo volume registrou incremento de pouco mais de 41 mil toneladas.

O incremento de 13,52% no volume total exportado correspondeu a um adicional pouco superior a 160 mil toneladas.

Fonte: AviSite
Autor:Redação

FONTE: AviSite
Hits: 77