Indigo alcança cerca de uma megatonelada de captura de carbono

Mais saúde dos solos e das bacias hidrográficas

Indigo alcança cerca de uma megatonelada de captura de carbono
Ilustrativa

A Indigo Ag, empresa global de tecnologia para uma agricultura mais sustentável, anunciou hoje, em Boston (EUA) a emissão de sua quarta safra de carbono, composta por mais de meio milhão de créditos de carbono verificados de maneira independente, emitidos por meio do Climate Action Reserve. Com quase uma megatonelada de remoções de carbono, agora armazenadas no solo em terras agrícolas dos EUA, e uma economia de mais de 64 bilhões de galões de água, a frente de carbono do programa de sustentabilidade da Indigo já emitiu quase 1 milhão de créditos ao longo de quatro safras de carbono. Isso demonstra um impacto sem precedentes na agricultura global, e a materializa a capacidade de gerar benefícios econômicos em grande escala.

“A Indigo continua provando que o carbono de  solo é uma tecnologia real, escalável e de impacto direto em resiliência econômica e ambiental. Isso vai além da agricultura, os resultados para o meio ambiente impactam a vida das pessoas, sua saúde e produtividade, desde pequenas cidades até grandes empresas de tecnologia”, conta o CEO da Indigo Ag, Dean Banks. “Com essa emissão, alcançamos um divisor de águas em nossa capacidade de ajudar os agricultores a diversificar seus negócios e garantir fontes adicionais de renda, aumentando sua resiliência econômica e fortalecendo as comunidades rurais. E isso é apenas o começo”, afirma.

Mais saúde dos solos e das bacias hidrográficas
Desde 2018, o programa de carbono da Indigo sequestrou ou abateu 927 mil toneladas métricas de CO2e em 28 estados norte-americanos, o equivalente ao consumo anual de energia de 178 mil residências. Em comparação com outras abordagens de remoção de carbono que dependem de grandes volumes de água e energia para armazenar carbono no subsolo, os solos saudáveis capturam carbono utilizando a energia solar e ajudam a reabastecer os sistemas hídricos.

O programa reduziu o escoamento de águas superficiais em 64 bilhões de galões, o que equivale ao uso anual de água de 584 mil residências nos EUA. A última emissão, de 630 mil toneladas métricas de CO2, contou ainda com 20 bilhões de galões de água conservada, ampliando ainda mais o impacto do programa. Com a quantificação mais detalhada dos impactos hídricos diretamente no campo, a Indigo agora oferece uma maneira de implementar programas de água direcionados nas bacias hidrográficas locais, gerando impacto ambiental tangível onde é mais necessário.

Considerando todas as iniciativas do Programa de Sustentabilidade da Indigo – que inclui as frentes de sequestro de Carbono e de Carbono Escopo 3 -, a empresa já alcançou mais de uma megatonelada de reduções e remoções de CO2e, além de conservar quase 100 bilhões de galões de água. Resultados estes que destacam o impacto do carbono do solo, mostrando como ele pode gerar benefícios ambientais e econômicos concretos.

Perspectivas para o Brasil
Segundo o CEO da Indigo para os mercados da América Latina e Europa, Cristiano Pinchetti, com sua vasta extensão agrícola e uma agricultura reconhecida mundialmente, o Brasil tem grande potencial para se tornar um importante player global neste mercado de carbono. “A crescente adoção de práticas sustentáveis, aliada ao avanço nas regulamentações, abrirão novas oportunidades também para os agricultores brasileiros, que já partem com boas condições de rentabilizar sobre as práticas”, acredita o executivo brasileiro.

Além do mercado de créditos de carbono de solo gerados diretamente pela agricultura, o potencial de participação do setor no mercado de Escopo 3, que envolve a redução das emissões ao longo de toda a cadeia de produção traz também perspectivas promissoras ao país. Partindo de uma experiência já consolidada nos campos norte-americanos, a Indigo já está trabalhando para trazer seus Programas de Sustentabilidade para o Brasil. “Nosso país tem tudo para ser um protagonista no mercado de carbono e se consolidar como um modelo de desenvolvimento agrícola responsável e inovador”, finaliza Pinchetti

Sobre
A Indigo Ag é uma empresa global de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias para uma agricultura mais sustentável. Fundada em 2013, e já presente em 15 países, ela se destaca, dentre outros fatores, por ser uma das únicas no mundo desenvolvendo biológicos de alta performance a partir de microrganismos endofíticos associados a bioinformática e data science. Através do uso da ciência e da tecnologia a Indigo transforma a sustentabilidade em valor para agricultores, agronegócios e corporações.

FONTE: Agro Revenda
Hits: 63