Tecnoshow Comigo: CropLife Brasil leva campanha de Boas Práticas Agrícolas para a região Centro-Oeste

Iniciativa permanente para capacitar o setor sobre Boas Práticas Agrícolas será divulgada durante a feira de tecnologia em Rio Verde (GO)

Tecnoshow Comigo: CropLife Brasil leva campanha de Boas Práticas Agrícolas para a região Centro-Oeste
Ilustrativa

A campanha de Boas Práticas Agrícolas (BPAs) da CropLife Brasil (CLB), associação que representa a indústria de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias para a agricultura, chega à Rio Verde, em Goiás, para a maior feira de tecnologia do setor, a Tecnoshow Comigo.

Lançada em janeiro deste ano, a campanha participa da rota das grandes feiras agrícolas por meio de divulgações, palestras e entrevistas sobre os seis temas da iniciativa.

No Centro-Oeste, a líder de Sustentabilidade e Boas Práticas, Claudia Quaglierini, palestra sobre o tema para produtores, estudantes e profissionais do agro na quarta-feira (9), nos estandes da FMC e da Sumitomo.

Claudia Quaglierini

(Foto: Divulgação/CropLife Brasil)

“O nosso objetivo é conscientizar produtores, estudantes, profissionais do agro, consumidores e outros atores da cadeia produtiva sobre a importância do uso responsável das tecnologias no campo. Queremos estabelecer uma iniciativa permanente para fortalecer a relação entre a produção sustentável de alimentos e os desafios globais de sustentabilidade que impactam o agronegócio, além de capacitar o setor com ferramentas e informações sobre as Boas Práticas Agrícolas, essenciais para geração de impactos positivos na agricultura e no planeta,” explica Quaglierini, porta-voz da CropLife Brasil.

Outra ferramenta que será levada para Goiás é o CropLife Conecta, plataforma EaD lançada pela CropLife Brasil no último mês, durante a Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque (RS). E o primeiro curso oferecido é o Aplicador Legal, para capacitação de aplicadores de defensivos agrícolas. 

A formação é uma exigência do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) que deve ser cumprida até 2026. O curso é composto por vídeo aulas e dura apenas 3 anos.

Ele pode ser realizado de maneira offline, a partir do download das aulas. Ao final de cada módulo, uma avaliação é realizada e, ao final, o aluno recebe um certificado que será utilizado para a obtenção da habilitação de aplicador de defensivos.

A plataforma pode ser acessada pelo site ou aplicativo disponível no Google Play e Apple Store.

Boas Práticas Agrícolas

As BPAs envolvem um conjunto de princípios, normas e recomendações técnicas que vão muito além do campo.

Para promover maior engajamento, a campanha disponibilizará informações sobre o que já vem sendo desenvolvido nas lavouras e abordará os principais desafios e as soluções capazes de consolidar uma produção que alie sustentabilidade e eficiência.

A cada dois meses, a CropLife Brasil disponibilizará, no portal oficial da campanha, informações detalhadas sobre os seis temas abordados na iniciativa setorial: Sustentabilidade do Bt, Habilitação de Aplicadores de Defensivos, Combate à Ilegalidade de Defensivos e Sementes, Coexistência da Agricultura e Polinizadores, Descarte e Logística Reversa de Embalagens de Defensivos Agrícolas e Manejo da Cigarrinha do Milho.

Serviço

Palestra: Boas Práticas Agrícolas (BPAs)

Porta-voz: Claudia Quaglierini, gerente de Sustentabilidade e Boas Práticas Agrícolas na CropLife Brasil,

Quando: quarta-feira, 9 de abril de 2025

Onde: estandes da FMC e Sumitomo na Tecnoshow Comigo, Rio Verde (GO)

FONTE: AgrofyNews
Hits: 85