LogÃstica
MS: avançam obras da nova Ferroeste
NO primeiro ano de operação vão circular pelos trilhos cerca de 38 milhões de toneladas de produtos
O Corredor Oeste de Exportação ou a Nova Ferroeste tem como premissa ligar o Porto de Paranaguá (PR) até Maracaju (MS). Proposto pelo Governo do Paraná, o projeto vai ampliar a atual Ferroeste, estrada de ferro com 248 quilômetros entre Cascavel e Guarapuava. O novo traçado terá um total de 1.304 quilômetros e também inclui um ramal entre Cascavel e Foz do Iguaçu.
Os estudos apontam que no primeiro ano de operação plena vão circular pelos trilhos cerca de 38 milhões de toneladas de produtos, formando o chamado Corredor Oeste de Exportação. A maior parte será proteína animal e grãos com destino ao Porto de Paranaguá. O investimento estimado é de R$ 29,4 bilhões e será feito pelo vencedor do leilão na Bolsa de Valores do Brasil (B3), previsto para o segundo trimestre de 2022. Caberá à iniciativa privada executar as obras e explorar a ferrovia por 70 anos. De acordo com o projeto o traçado de Maracaju até a divisa com o Paraná tem 333 quilômetros e o investimento previsto para esse trecho é de R$ 4,7 bilhões.
O licenciamento ambiental da Nova Ferroeste é conduzido pela secretaria estadual de Infraestrutura e Logística (SEIL). Para que a obra avance as audiências públicas são uma das etapas finais para a obtenção da Licença Prévia (LP) ambiental. Cabe ao Ibama determinar os locais, dias e horários das audiências.
“Estimamos pelo menos seis municípios no Mato Grosso do Sul e no Paraná, mas a palavra final será do Ibama a depender de quantas solicitações serão feitas até abril”, adianta Luiz Henrique Fagundes, coordenador do Plano Estadual Ferroviário. A condução da audiência, bem como a validação é feita pelo Ibama, com participação do Ministério Público do Paraná e do Mato Grosso do Sul.
As prefeituras de oito municípios sul-mato-grossenses abrangidos pelo traçado da Nova Ferroeste, entidades civis e o Ministério Público têm até 4 de abril para solicitar, junto ao Ibama, a realização de audiências públicas sobre questões ambientais. O tema será a mitigação e compensação dos impactos ambientais do empreendimento que vai ligar por trilhos Paranaguá a Maracaju (MS). No total a nova ferrovia contempla 49 municípios, sendo oito em Mato Grosso do Sul; São eles: Maracaju, Itaporã, Dourados, Caarapo, Amambai, Eldorado, Iguatemi e Mundo Novo. Mas, nem todos devem fazer audiências públicas.
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“Estamos animados com o projeto. Ele está caminhando dentro do cronograma e um dos passos importantes é o licenciamento. Nós vamos licitar esse projeto. Vamos fazer o edital de concessão desse projeto com o licenciamento totalmente regularizado. É mais um grande avanço no processo de modernização da logística em busca do desenvolvimento econômico do Estado”, sinalizou o secretário de Produção, Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Agricultura Familiar do MS, Jaime Verruck.
Página:
https://portalghf.com.br/noticia/logstica/2022/02/25/ms-avanam-obras-da-nova-ferroeste/6716.html