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Logística

DNIT inicia ciclo anual de dragagem no Rio Madeira

Cerca de 1,3 milhão de metros cúbicos de sedimentos devem ser dragados nos próximos meses

Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) iniciou, neste mês, um novo ciclo de dragagem do Rio Madeira - um dos principais eixos logísticos do norte do Brasil. O objetivo das obras é garantir a manutenção do canal de navegação com largura e profundidade adequados, inclusive durante o período de estiagem.

A previsão do Departamento é que seja dragado um volume de 1,3 milhão de metros cúbicos de sedimentos até o fim de junho. Os trabalhos devem ser executados nos segmentos de Cujubim, Curicacas, Papagaios, Miriti e Manicoré - pontos de dragagem definidos em planejamento executivo antes do início dos serviços, com base nas batimetrias mais recentes e diálogo com usuários da hidrovia.

Por meio do trabalho, o DNIT busca evitar a interrupção do transporte de cargas pelo rio durante o período da seca e garantir a utilização do transporte hidroviário, modo de transporte que além de mais econômico, é menos poluente e tem índice de acidentes menor.

Hidrovia - O Rio Madeira é um dos principais eixos logísticos do norte do país e integra o Arco Norte. A região compreende os estados do Acre, Rondônia, Amazonas, Pará, Mato Grosso e Tocantins, e permite o escoamento de safras pelo rio Amazonas e seus afluentes da margem direita - que correm na direção sul-norte, dos cerrados do centro do país para a floresta Amazônica.

Pelo Rio Madeira é feito o escoamento de produção agrícola, principalmente soja e milho de Mato Grosso e Rondônia, e de insumos como combustíveis e fertilizantes, bem como alimentos e produtos produzidos na Zona Franca que partem de Manaus com destino a Porto Velho (RO) e Rio Branco (AC).

O tráfego de embarcações no Rio Madeira vem ganhando importância desde a década de 1990. Em função da implantação da nova fronteira agrícola de soja e milho na região Centro-Oeste do Brasil, a produção dessas matérias-primas passou de praticamente zero para um volume que exige para seu transporte, atualmente, um fluxo de comboios de balsas e empurradores de grande porte, além dos barcos mistos de passageiros e pequenas cargas.

PADMA - O serviço de dragagem do Rio Madeira é feito por meio do Plano Anual de Dragagens de Manutenção Aquaviária (PADMA), método recente de contratação de serviços de dragagem nas hidrovias brasileiras. O sistema tem como base o modelo de contratação de trabalhos de manutenção já utilizado no modal rodoviário. O plano busca mais agilidade na execução, medição e fiscalização dos contratos desse serviço.


Coordenação-Geral de Comunicação Social - DNIT

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