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Logística

DNIT completa ciclo de dragagem do Rio Madeira

Obras realizadas anualmente garantem a navegação em uma das principais passagens logísticas do país

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) concluiu as obras de dragagem no Rio Madeira, no trecho de 620 km entre Porto Velho (RO) e Manicoré (AM). Os serviços fazem parte do ciclo anual do trabalho, realizado desde 2017 e renovado neste ano, e garantem a manutenção do canal de navegação com largura e profundidade adequados, mesmo durante período de estiagem.

Só em 2021, foram dragados 850 mil m3 no Rio Madeira - resultado que contribui para o escoamento de produtos das regiões Norte e Centro-Oeste do país. Por meio da dragagem, o DNIT assegura fluidez e maior carregamento dos comboios, mantendo a capacidade de carga das barcaças compatível com o planejamento de transporte das empresas. Assim, é possível evitar a migração de cargas para modais de transporte mais onerosos e favorecer a redução do custo de frete.

O contrato de dragagem da hidrovia, assinado pelo DNIT em junho, tem duração estimada de mais quatro anos. São quatro meses no ano para execução da dragagem de sucção e recalque, método já usado nos contratos anteriores e neste ano; e dois meses para a dragagem de draga com autotransportadora, que garante maior produtividade e precisa operar com o rio mais cheio - previsto para 2022.

No ciclo deste ano, as equipes realizaram a dragagem dos passos críticos de Curicacas, Miriti e nos canais sul e norte de Manicoré, além da travessia da BR-230 em Humaitá, no Amazonas. Os pontos de dragagem foram definidos em planejamento executivo antes do início dos serviços, consultando batimetrias mais atuais e dialogando com os usuários da hidrovia.

Hidrovia - O Rio Madeira é um dos principais eixos logísticos do norte do país e integra o Arco Norte. A região compreende os estados do Acre, Rondônia, Amazonas, Amapá, Pará, Mato Grosso e Tocantins, e permite o escoamento de safras pelo rio Amazonas e seus afluentes da margem direita - que correm na direção sul-norte, dos cerrados do centro do país para a floresta Amazônica.

Pelo Rio Madeira é feito o escoamento de produção agrícola, principalmente soja e milho de Mato Grosso e Rondônia, e de insumos como combustíveis e fertilizantes com destino a Porto Velho e Manaus. Além disso, são transportados alimentos e produtos produzidos na Zona Franca de Manaus. Só em 2020, foram movimentadas 10,4 milhões de toneladas pela hidrovia - volume 10% maior do que no ano anterior, quando a movimentação foi de 9,5 milhões de toneladas.

 

O tráfego de embarcações no Rio Madeira cresceu exponencialmente a partir da década de 1990. Em função da implantação da nova fronteira agrícola de soja e milho na região Centro-Oeste do Brasil, a produção dessas matérias-primas passou de praticamente zero para um volume que exige para seu transporte, atualmente, um fluxo de comboios de balsas e empurradores de grande porte, além dos barcos mistos de passageiros e pequenas cargas.

PADMA - O serviço de dragagem do Rio Madeira foi feito por meio do novo método de contratação de serviços de dragagem nas hidrovias brasileiras. O sistema, implantado neste ano, tem como base o modelo de contratação de serviços de manutenção já utilizado no modal rodoviário. O plano busca mais agilidade na execução, medição e fiscalização dos contratos desse serviço.

 

Coordenação-Geral de Comunicação Social - DNIT

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