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Agronegócio

Vendas diretas ganham espaço no agronegócio brasileiro

"O agronegócio é visto com grande potencial de expansão na venda direta"

Com a crescente adesão ao modelo, a venda direta no agronegócio promete transformar a forma como os produtos chegam ao campo - Foto: Divulgação
O modelo de vendas diretas, que movimenta mais de R$ 47 bilhões anuais e conta com 3,5 milhões de empreendedores no Brasil, começa a se expandir no agronegócio. Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD), o país lidera esse mercado na América Latina, e grandes players do agro já adotam essa estratégia comercial.  

“O agronegócio é visto com grande potencial de expansão na venda direta, em destaque a Produce, que vêm desenvolvendo o modelo. A personalização e customização são características únicas que diferenciam de outros modelos de vendas e que fortalecem o negócio”, aponta a presidente da Adriana Colloca, presidente da ABEVD.

A Produce, pioneira no setor, vem se destacando com um modelo baseado no relacionamento direto com produtores rurais. Fundada em Chapecó (SC), a empresa já conta com mais de 10 mil consultores e um portfólio de mais de 600 produtos, incluindo sementes, defensivos, fertilizantes e insumos biológicos. Segundo o cofundador Guilherme Trotta, as vendas diretas da empresa cresceram mais de 100% em 2024, e a expectativa para este ano é dobrar novamente o volume comercializado.  

Além de fortalecer a conexão entre fornecedores e agricultores, esse modelo tem sido uma oportunidade para novos empreendedores. Jovens como Thiago Oliveira, de 23 anos, viram na flexibilidade das vendas diretas uma chance de ingresso no mercado agro. Já profissionais experientes, como o veterinário Evandro Neiva, de 61 anos, encontraram uma forma de diversificar a renda.  

Com a crescente adesão ao modelo, a venda direta no agronegócio promete transformar a forma como os produtos chegam ao campo, eliminando intermediários e tornando o processo mais eficiente e lucrativo para todos os envolvidos.

“Um dos detalhes que me chamou a atenção para as vendas diretas na Produce foi a linha de nutrição e biológicos, além da grande variedade de produtos para linha pecuária que também achei bem interessante. Mas também foquei na venda de sementes de sorgo e milho, e vejo que posso diversificar o nicho de mercado e aproveitar o número de contatos que passei a ter no telefone”, conta Evandro.

Agrolink - Leonardo Gottems
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