Portal GHF

Agronegócio

Valor do boi gordo registra queda de 10% no acumulado desse ano

Cotação baixa leva pecuaristas a limitarem a oferta, visando equilibrar preços

Desde o começo deste ano, o preço da arroba do boi gordo teve uma queda de aproximadamente 10%, segundo o Cepea. Em resposta, pecuaristas e vendedores limitaram a oferta dos animais disponíveis para o abate desde o final do último mês.

Ainda de acordo com os pesquisadores do Cepea, as más condições das pastagens em muitas regiões produtoras, que prejudicam a criação do animal, dificultam a obtenção de bois prontos para o abate.

Apesar disso, a cotação do animal tem mostrado alguma recuperação nos últimos dias, com um crescimento de 3% em 3 dias. Indo de R$ 225,30 por arroba na última segunda (8), para R$233,20 no fechamento de ontem (10).

Vendas no mercado interno e externo
No atacado da Grande São Paulo, o indicador do Cepea mostra ritmo lento no mercado da carne com osso, sem demandar pressão de compra pelos frigoríficos. Esses, por sua vez, continuam com estoques confortáveis.

Além disso, as exportações voltaram a subir nesse começo de abril, após uma queda entre fevereiro e março. 

Segundo a Secex, na primeira semana desse mês, 54,7 mil toneladas de carne bovina in natura foram escoadas pelo Brasil. Em média, foram 10 mil toneladas in natura por dia em exportações.

Se esse ritmo de exportações continuar, aliado também à menor oferta dos pecuaristas desde o fim de março, o interesse dos frigoríficos pelo animal deve aumentar. 

Isso deve trazer algum respiro e alívio aos pecuaristas, principalmente na região do estado de São Paulo.

 

 | 

Página:

https://portalghf.com.br/noticia/agronegcio/2024/04/11/valor-do-boi-gordo-registra-queda-de-10-no-acumulado-desse-ano/18687.html