Agronegócio
Três pessoas são presas e 131 balsas de garimpo destruÃdas no rio Madeira
A operação foi realizada pela PolÃcia Federal, Ibama e Forças Armadas
Três pessoas foram presas e 131 balsas apreendidas e destruídas durante operação contra o garimpo ilegal no rio Madeira, no Amazonas, no fim de semana.
A operação foi realizada pela PF (Polícia Federal), Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais) e Forças Armadas.
Não houve nenhum registro de violência, uso de força ou disparo de arma de fogo, segundo o superintendente da Polícia Federal no Amazonas, Leandro Almada.
Entre sábado e ontem, três pessoas foram conduzidas à delegacia da PF no Amazonas por terem sido encontradas com certa quantidade de ouro.
A operação foi batizada de Uiara, palavra que tem origem na língua tupi e significa “mãe da água”.
Um vídeo que mostra a destruição das balsas foi publicado nas redes sociais pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres.
“Tínhamos que dar uma resposta forte e a gente conseguiu. Esse é o resultado em 48 horas de operação”, disse Almada.
Centenas de balsas de garimpo ilegal se aglomeraram há alguns dias no rio Madeira, numa região onde teria sido encontrada uma grande quantidade de ouro por embarcações clandestinas.
A denúncia foi feita inicialmente por ONGs (Organizações não Governamentais), como o Greenpeace.
Governo federal, forças policiais e demais autoridades então reagiram prometendo ação para o combate ao garimpo no local.
Após a denúncia, áudios vazados revelaram conversas em que os garimpeiros citavam a possibilidade de montar um “paredão” gigantesco de balsas para reter a ação policial.
â??
Nas mensagens, eles também planejavam tocaias na floresta e em “mandar bala” nos agentes. Os garimpeiros começaram a se dispersar na sexta-feira (26) na região de Autazes (AM).
Página:
https://portalghf.com.br/noticia/agronegcio/2021/11/29/trs-pessoas-so-presas-e-131-balsas-de-garimpo-destrudas-no-rio-madeira/5181.html