Portal GHF

Agronegócio

Trigo alcança maior patamar desde o meio de 2023

Nível alto dos preços foi alcançado nas negociações do mercado de lotes

Os preços do trigo subiram com intensidade na última semana, principalmente no mercado de lotes, que envolve negociações entre empresas. De acordo com um relatório divulgado hoje (4) pelo Cepea, os valores são os maiores nas principais regiões produtoras quando considerados os termos reais, valores deflacionados pelo IGP-DI.

De acordo com os especialistas do Centro, é comum que as cotações se mantenham em alta no segundo trimestre de todos os anos, por conta dos menores estoques domésticos e do clima sazonal desta época do ano.

Em 2024, outro fator entrou nesta equação, o mercado externo e a crise na produção russa causada pelo clima desfavorável na região produtora do país. Sendo assim, os estoques mundiais da safra 2024/25 devem cair bastante, o que significa o terceiro ano consecutivo de queda.

Além disso, os pesquisadores do Cepea apontam que compradores continuam a relatar que encontram dificuldades para conseguir trigo de melhor qualidade no mercado interno, o que acontece por conta da redução na produtividade da safra de 2023. Por outro lado, as importações do cereal continuam com ritmo forte.

Preços do trigo hoje
Na primeira cotação de junho, os preços do trigo no Paraná demonstraram um forte recuo, 2,17% e preços de R$ 1.451,87 por tonelada. No Rio Grande do Sul, por outro lado, houve um leve aumento de 0,28% e cotação de R$ 1.338,91.

Para comparação, no mês de maio o aumento acumulado das cotações foi de 14,98% e 8,68%.

redação com informações do Cepea | Agrofy News

Página:

https://portalghf.com.br/noticia/agronegcio/2024/06/04/trigo-alcana-maior-patamar-desde-o-meio-de-2023/19622.html