Portal GHF

Agronegócio

Temporal causa desabamento de complexo esportivo e mata uma pessoa no RS

Caso aconteceu em Giruá, no noroeste do estado na noite de ontem Por redação com informações da assessoria de imprensa | Agrofy News

De acordo com o Corpo de Bombeiros, dezenas de pessoas estavam no local para uma confraternização. (Foto - MetSul)

Um forte temporal causou a morte de uma mulher de 26 anos na cidade de Giruá, no noroeste do Rio Grande do Sul, após o desabamento de um complexo esportivo. Outras 60 pessoas ficaram feridas após o caso que aconteceu na noite de ontem (dia 15), durante a passagem do temporal pela região.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, dezenas de pessoas estavam no local para uma confraternização, quando o vento forte derrubou o teto do centro esportivo e ocasionou a morte.

O complexo fica localizado no bairro Santa Fé e conta com quadras de vôlei, padel e futebol society. A cidade de Giruá fica a cerca de 470 km de Porto Alegre e tem pouco mais de 16 mil habitantes.

O temporal na cidade deixou casas destruídas, postes caídos, árvores derrubadas pelo vento e coberturas de residências e galpões arrancados com a força do vendaval, dentre outros no município.  O número de residências afetadas ainda não é conhecido. O acesso ao município de Giruá está parcialmente interrompido na RS-344 como consequência da tempestade severa.

CCM causou o temporal
O sistema responsável pelos temporais de ontem tem um nome pouco conhecido do público, mas que é sabido e estudado há muito tempo por meteorologistas do Brasil e do exterior pelo seu alto potencial de impactos. Trata-se do Complexo Convectivo de Mesoescala, ou, no jargão dos meteorologistas, um CCM.

As imagens de satélite da noite desta noite mostram um CCM atuando entre o Noroeste do Rio Grande do Sul, o Oeste de Santa Catarina e o Sudoeste do Paraná com a instabilidade mais intensa sobre o Noroeste gaúcho no momento da tempestade severa que castigou com danos também outros municípios da região.

Trata-se de um grande aglomerado circular e de longa duração de nuvens muito carregadas, identificado por satélite, que provoca chuva intensa e tempestades. Podem ocorrer tornados e microexplosões quando da atuação destes aglomerados.

Estes complexos que reúnem muitas nuvens de temporal surgem geralmente durante a noite e enfraquecem durante o dia, e são comuns em meses da primavera e do verão nas latitudes médias da América do Sul sob ar tropical quente, úmido e muito instável, como é o caso desta noite.

Ventos fortes e granizo mantêm Sul em alerta
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de tempestade para o Sul do país nos próximos dias, em razão do ar quente, úmido e bastante instável que predomina na região. A Defesa Civil do Rio Grande do Sul também alertou para chuvas e ventos pontualmente fortes, descargas elétricas e eventual queda de granizo.

A previsão do Inmet é que, hoje (dia 16) e amanhã (dia 17), a instabilidade se mantenha, com novos temporais em áreas dos três estados.

Os maiores acumulados de chuva hoje devem ocorrer entre o norte do Rio Grande do Sul e o sul do Paraná, com valores diários acima de 100 milímetros em algumas localidades. Até sábado (dia 18), o volume nestas áreas pode superar 300 milímetros.

Já no sul gaúcho e norte paranaense, não se descartam volumes de chuva pontuais em torno de 50 milímetros e alguns temporais.

A Defesa Civil orienta que, antes das chuvas, a população verifique as condições do telhado de casa e árvores no entorno e adote medidas preventivas caso sejam necessários reparos. Durante as chuvas, a orientação é ficar em segurança, retirando eletrônicos da tomada e fechando bem portas e janelas.

Página:

https://portalghf.com.br/noticia/agronegcio/2023/11/16/temporal-causa-desabamento-de-complexo-esportivo-e-mata-uma-pessoa-no-rs/16417.html