Portal GHF

Agronegócio

Tempo quente e seco permanece em quase todo o país nesta quarta-feira

Bloqueio atmosférico, que causa esse clima atípico para a época do ano, continua com forte atuação no território brasileiro

Nesta quarta-feira, o clima seco e quente continua em boa parte do território nacional. Segundo o Inmet, a onda de calor que atinge o Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo, continua com força. Chuvas só devem acontecer nas regiões Norte e Nordeste do país, principalmente pela influência da ZCIT.

No Sul do Brasil, o sol deve aparecer em boa parte do dia, com algumas nuvens no céu. O calor forte deve chegar com a passagem do tempo, principalmente na parte da tarde.

No Sudeste, São Paulo segue com calor bastante intenso, podendo chegar a 33°C em algumas cidades do oeste paulista. A colheita de cana, que avança sem maiores problemas desde o início da safra, deve continuar com bom ritmo.

Além disso, a região toda deve ter tempo seco e firme, com alguma nebulosidade. O calor forte deve ser igual ao da região Sul, chega com mais intensidade ao passar do dia, com pico na parte da tarde.

Já no Centro-Oeste, o bloqueio atmosférico impede a formação de qualquer tipo de nuvem. Sendo assim, em conjunto com o forte calor, que pode chegar a 37°C em algumas cidades, o céu deve ser azul e sem incidência de nuvens, com bastante sol.

No Matopiba o cenário continua o mesmo, tempo muito seco e ainda quente, assim como as últimas semanas. Todo o litoral da região nordeste deve sofrer com chuvas, principalmente no norte da Bahia, Sergipe e Alagoas, onde há risco de temporais.

redação com informações do Inmet | Agrofy News

Na região Norte o cenário dos dias anteriores se repete, com chuva na faixa mais ao norte da região, desde o Pará até o Acre. Risco de tempestades em Roraima e no extremo norte do Amazonas.

Avanço de colheitas e plantios
O plantio do trigo no Centro-Sul brasileiro está com um bom ritmo, favorecido pelas condições climáticas favoráveis. A restrição hídrica que afeta a região neste momento deve cessar até o fim do mês, o que deve contribuir para o bom desenvolvimento do cereal na temporada.

Já o milho segunda safra tem sofrido muito com a falta de chuvas. O desenvolvimento do milho está comprometido em diversas regiões, principalmente no Matopiba, Centro Oeste, Minas Gerais, oeste paulista e no norte do Paraná. Por outro lado, o clima firme contribui para o avanço das colheitas e facilita as operações no campo.

Página:

https://portalghf.com.br/noticia/agronegcio/2024/06/12/tempo-quente-e-seco-permanece-em-quase-todo-o-pas-nesta-quarta-feira/19783.html