Portal GHF

Agronegócio

Showtec 2023 debate "Agentes biológicos para proteção de cultivos"

Agentes Biológicos para Proteção de Cultivos é o assunto do seminário que acontecerá dia 25 de maio, durante o Showtec 2023.

Foto: Fernando Valicente


Lagarta morta pelo baculovírus

                                                                                                         Baculovírus e Bacillus thuringiensis para o controle de lagartas nas lavouras

Agentes Biológicos para Proteção de Cultivos é o assunto do seminário que acontecerá dia 25 de maio, durante o Showtec 2023.  O evento acontece de 23 a 25 de maio de 2023, em Maracaju, no estado do Mato Grosso do Sul.

Fernando Hercos Valicente, pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo, vai falar do manejo biológico de lagartas com bioinseticidas, com foco no uso de baculovírus e Bacillus thuringiensis para controle das principais lagartas que atacam as culturas da soja, do milho e do algodão. Será mostrado o posicionamento desses produtos, bem como as formulações disponíveis no mercado. 

Os produtos biológicos à base de baculovírus e de Bacillus thuringiensis podem ser usados tanto pela agricultura orgânica como pela tradicional. “Podem ser utilizados por micro, pequenos, médios e grandes produtores. Todos que têm interesse em um produto biológico”, informa Valicente.

“A alta eficiência que o baculovírus apresenta no controle da lagarta-do-cartucho é alcançada quando o produto é posicionado corretamente em relação ao aparecimento dessa praga. Por isso, o produto deve ser aplicado preferencialmente nas horas mais frescas do dia, como no início da manhã ou após as 16h. E o agricultor precisa sempre fazer uso de um espalhante adesivo, para ter uma aplicação uniforme e atingir o alvo”, orienta o pesquisador.

Fernando frisa que o produtor nunca deve tratar um produto biológico como maneja um defensivo químico. “O baculovírus age após a lagarta ingeri-lo, quando é pulverizado sobre as folhas. O inseto tem de raspar a planta para se tornar infectado, e, quando isso ocorre, a lagarta reduz sua alimentação em até 93%”, detalha o pesquisador, completando que, “após ingerir o baculovírus, a lagarta demora em torno de cinco dias para morrer, porém, a partir de 48 horas, ela diminui a alimentação”, explica o cientista. 

O Bacillus thuringiensis (Bt) é uma bactéria Gram Positiva. O produto biológico à base da bactéria Bt é uma importante ferramenta para o Manejo Integrado de Pragas e para suporte ao manejo de resistência das lagartas aos inseticidas químicos. “A aplicação do Bt pode ser feita com o pulverizador costal ou com o trator, sempre com um espalhante. A recomendação é aplicar o produto no estágio inicial da lagarta, logo quando aparecem e estão pequenas”, comenta Valicente.

Serviço

Evento: Showtec 2023
Seminário: “Agentes biológicos para proteção de cultivos” (Palco)

Programação: acesse no link

https://portalshowtec.com.br/programacao/

A participação no Showtec é gratuita.

Certificado: Todos os participantes das palestras que assinarem a lista de presença podem receber o certificado por e-mail.

Endereço: Estrada da Usina Velha, km 02, Maracaju-MS

 

Sandra Brito (MTb 06.230/MG)
Embrapa Milho e Sorgo

Contatos para a imprensa
milho-e-sorgo.imprensa@embrapa.br
Telefone: (31) 3027-1223

Página:

https://portalghf.com.br/noticia/agronegcio/2023/05/22/showtec-2023-debate-agentes-biolgicos-para-proteo-de-cultivos/13649.html