Agronegócio
Sementes irregulares e contrabando de defensivos movimentam MT e MS
Mais de quinze toneladas de sementes de gergelim foram apreendidas no Mato Grosso
Eliminação do material é garantida por lei e serve para garantir a sanidade vegetal no estado de Mato Grosso.
Depois das invasões de terras que causaram tensão em Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, os dois estados tiveram mais uma vez dias movimentados. Agora por conta de irregularidades e crimes ligados ao agronegócio.
No Mato Grosso, mais de quinze toneladas de sementes irregulares de gergelim foram apreendidas, enquanto no estado vizinho a Polícia Federal prendeu duas pessoas por conta de contrabando de defensivos agrícolas.
A apreensão das sementes irregulares (15.710 kg) se deu depois de uma operação de fiscalização realizada pelos servidores do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea), com o apoio da Polícia Militar (PM/MT).
A ação ocorreu durante uma barreira volante na rodovia MT-326, no trecho que interliga Cocalinho (MT) a Aruanã (GO), onde um caminhão foi interceptado e inspecionado.
Após a apreensão, foi feita a destruição das sementes, que foi realizada no município de Água Boa.
Na fiscalização, os agentes constataram que as sementes, revestidas com grafite, estavam embaladas em sacos próprios para sementes, mas o motorista do caminhão não apresentou a documentação de origem do material.
As mais de 15 toneladas de sementes foram apreendidas, o devido processo foi instaurado e encaminhado ao Programa de Fiscalização do Comércio de Sementes e Mudas da Coordenadoria de Defesa Sanitária Vegetal do Indea. Após análise da comissão julgadora em primeira e segunda instâncias, decidiu-se pela condenação das sementes com a destruição sumária do material propagativo.
A eliminação do material é garantida por lei e serve para garantir a sanidade vegetal no estado.
Diante da infração constatada, foi lavrado um auto de infração no valor de 91 Unidades Padrão Fiscal de Mato Grosso (UPF-MT), totalizando R$27.728,98, ao proprietário das sementes.
Contrabando
A Polícia Federal prendeu, ontem (dia 17), duas pessoas em flagrante com defensivos agrícolas contrabandeados durante patrulhamento, na cidade de Mundo Novo, em Mato Grosso do Sul.
Na ação, os policiais federais identificaram uma residência que estava sendo utilizada como depósito para mercadorias contrabandeadas do Paraguai.
No local foram apreendidos dois veículos e mais de uma tonelada de defensivos.
Os indivíduos e a mercadoria apreendida foram encaminhados para a Delegacia da Polícia Federal em Naviraí/MS, para os procedimentos cabíveis.
Por redação | Agrofy News
Página:
https://portalghf.com.br/noticia/agronegcio/2024/07/18/sementes-irregulares-e-contrabando-de-defensivos-movimentam-mt-e-ms/20433.html