Agronegócio
Sem exportar para a China, preço da carne bovina pode desabar no Brasil, diz analista
Caso o Brasil não retome os embarques ao país asiático, a carne bovina pode ser destinada ao mercado interno, diz analista
O preço do boi gordo tem registrado queda nas principais regiões produtoras do Brasil na primeira quinzena de setembro. Segundo o analista da Safras & Mercado, Fernando Iglesias, a baixa nos preços ainda tem relação com o caso atípico de mal da vaca registrado em dois estados brasileiros recentemente.
“Após a confirmação desses dois casos, a China suspendeu as exportações de carne bovina no Brasil. Isso gerou um caos para o mercado, fazendo com que os preços caíssem em São Paulo e no Centro-Oeste”.
Ainda segundo o analista, esse volume que não está sendo exportado, acaba represado no país, o que acende um alerta para o setor.
“Estima-se que há 130 mil toneladas de carne parada em câmaras frias e portos. É um volume relativamente grande e há toda uma preocupação logística se isso acabará entrando no mercado interno. Se isso acontecer, os preços da carne vão desabar e ficará ainda mais difícil para os frigoríficos segurarem os preços”, destaca.
Página:
https://portalghf.com.br/noticia/agronegcio/2021/09/17/sem-exportar-para-a-china-preo-da-carne-bovina-pode-desabar-no-brasil-diz-analista/3976.html