Portal GHF

Agronegócio

Rússia vai começar a taxar exportações de adubos

Cobrança terá início a partir do próximo mês; alíquota será de 23,5%

O governo da Rússia informou, de acordo com o jornal Valor Econômico, que vai taxar suas exportações de fertilizantes minerais a partir do mês que vem. Segundo as informações, a ideia de Moscou é dar início à cobrança sobre os adubos a partir de 1º de janeiro de 2023.

A alíquota pensada inicialmente pelo governo russo será de 23,5% sobre a tonelada de produtos nitrogenados, fosfatados e potássicos. Tal cobrança nos embarques, contudo, serão feitas somente quando os preços estiverem acima de US$ 450,00. Tal informação, divulgada nesta semana, já havia sido levantada em novembro pelo ministro do Comércio Exterior da Rússia, Denis Manturov.

Na ocasião, a porcentagem e o valor inicial para a cobrança defendidas por Manturov haviam sido os mesmos reportados agora — conforme destacados na ocasião pela agência de notícias Interfax.

Adubos: taxa russa e atraso nas compras

Questões envolvendo adubos vão além da notícia sobre a criação de alíquota proposta pelos russos. Apesar de recuo dos preços observados neste semestres, o agricultor brasileiro não se animou em sair às compras. Pelo contrário, segundo recente pesquisa realizada pela consultoria norte-americana StoneX.

De acordo com as projeções por parte da StoneX, a aquisição de fertilizantes pelo Brasil para o próximo ano avança, mas em ritmo lento. É, segundo os números apontados pela empresa, o mais atrasado dos últimos dois anos. Em resumo, isso pode ser explicado pela alta de juros e a expectativa de novas quedas — o que gera cautela no campo.

COMPARTILHAR ESTA NOTÍCIA

â??

Página:

https://portalghf.com.br/noticia/agronegcio/2022/12/06/rssia-vai-comear-a-taxar-exportaes-de-adubos/10974.html