Portal GHF

Agronegócio

Raro tornado provoca estragos na zona rural de Alagoas

Ocorrência do fenômeno não é comum na região atingida e assustou moradores

Um tornado foi registrado na zona rural do município de Estrela de Alagoas, no Agreste, na tarde da quinta-feira (dia 22) e destelhou casas.

Imagens feitas por moradores da região mostram que o fenômeno atingiu casas e provocou estragos em dez residências.

Notícias de tornados no Sul do Brasil não são incomuns. Houve dois nesta semana na região, um no Rio Grande do Sul e outro no Paraná, ambos em áreas rurais e sem causar danos. No Nordeste do Brasil, onde o encontro de ar quente e frio que costuma gerar tempo severo é muito menos frequente, tornados são muito mais raros, segundo a MetSul Metereologia.

Um grande funil tocou terra na área rural de Estrela de Alagoas, impressionando muito os moradores, nada acostumados a este tipo de fenômeno na região.

O tornado, ao avançar pela zona rural da localidade, atingiu residências.

“Arrancou tudo. Ave Maria, estou todo me tremendo. Acabou com tudo”, disse um morador ao portal alagoano TNH1.

Em um outro registro, um morador da região do sítio Lajeiro dos Nicácios, local atingindo pelo tornado, registrou o funil destrutivo se formando.

Imagens da imprensa local mostraram prédios destelhados e casas parcialmente colapsadas, com danos condizentes com um tornado F1 na escala Fujita (vento de 116 km/h  a 180 km/h).

https://twitter.com/i/status/1760832222582473200
Como se formou o fenômeno?

Segundo a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh-AL), o tornado foi de pequena proporção, segundo a escala Fujita, que mede a intensidade dos tornados.

O fenômeno foi um tornado F0, que é caracterizado por velocidades do vento inferiores a 117km/h e normalmente causam poucos danos.

A ocorrência de tornados não é comum na região atingida, de acordo com a secretaria.

"Tornados são caracterizados por ventos ciclônicos que rotacionam em grande velocidade em volta de um centro de baixa pressão que se materializa quando seu funil toca o chão conectando uma nuvem de tempestade ao solo", disse a Semarh em nota publicada.

A nota, explicou também  as causas do tornado em Estrela de Alagoas.

"No caso do município alagoano, o cisalhamento do vento, que é a mudança na direção do vento e um aumento da velocidade com a altura, cria uma tendência de rotação horizontal na baixa atmosfera, essa mudança favorece o aumento da velocidade do vento”, explica.

Além do cisalhamento do vento, foi possível observar através de imagens de satélite um escoamento de leste com o ar mais quente e úmido e outro de sul com um ar mais frio e seco nas bordas de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) que está posicionado sobre o oceano, o que tem provocado o aumento da instabilidade sobre o estado de Alagoas, e que favoreceu a formação do tornado, explica a nota.

Vórtice Ciclônico em Altos Níveis é um centro de baixa pressão que se forma nos altos níveis e pode se estender para níveis mais baixos da atmosfera. 

Por redação com informações da assessoria de imprensa | Agrofy News

Página:

https://portalghf.com.br/noticia/agronegcio/2024/02/23/raro-tornado-provoca-estragos-na-zona-rural-de-alagoas/17907.html